Apesar de parecerem distintos, a música caminha lado a lado com a arquitetura e o design. Seja em referências de prédios históricos, nas capas dos discos ou no estilo de vida dos profissionais, esses três universos andam juntos, e muitas vezes, misturados.
Prova disso são os astros do rock que, antes da fama, já se aventuraram na arquitetura e no design. Há também aqueles que decidiram ingressar no mercado do morar, após o sucesso musical. Como curiosidade, listamos abaixo estrelas do rock’n’roll, que colaboraram, de alguma forma, para a arquitetura e o design (além da música, é claro):
Pink Floyd
Você sabia que a origem e a inspiração da icônica música The Wall, surgiu do período em que três dos cincos fundadores da banda, Waters, Mason e Wright, passaram na Regent Street Polytechnic, de Londres, estudando arquitetura? Sim. O trio originário da banda Pink Floyd cursou dois anos na Universidade de Westminster, como é chamada hoje. Eles acabaram deixando os estudos para investir na carreira musical (ainda bem). Em 1969, a banda lançou o disco Music for Architectural Students, dedicado ao período na universidade.
Pete Townshend
O guitarrista e compositor da banda britânica The Who, Pete Townshend, estudou design na Ealing College of Art, em Londres, o que o ajudou a criar a marca e a identidade visual do conjunto musical.
David Bowie
Além de Pete, outro grande artista e astro do rock se formou em design pela mesma universidade de Londres. David Bowie é graduado em design gráfico e fez especialização em layout e diagramação na Bromley College of Art. Isso explica a marca tão característica e artística na carreira do cantor!
Freddie Mercury
Isso o filme Bohemian Rhapsody não mostrou! O incomparável Freddie Mercury é formado em Design Gráfico também na Ealing College of Art (vulgo fábrica de astros do rock), junto de Pete Townshend. Na mesma classe, ele conheceu Tim Staffel, baixista, que já tocava em outra banda com os futuros membros do Queen, Brian May e Roger Taylor. Como ponta pé em ambas carreiras, o cantor criou o design icônico, símbolo do Queen usado nas capas dos discos até hoje.https://f347jm6qUkrAWQ5sYVnCWBBckmHNtEpkLc5.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Guy Berryman
O baixista do Coldplay, Guy Berryman, chegou a se matricular na University College London em um curso de engenharia de quatro anos. Mas depois, decidiu mudar de profissão e escolheu fazer arquitetura por sete anos na universidade The Bartlett. Ele acabou abandonando, um tempo depois, para trabalhar no pub local e se apresentar com a banda que é sucesso mundial nos dias de hoje. Porém, a conta do seu Instagram pessoal é repleta de inspirações e fotos que remetem à arquitetura.
Roger Moreira
Nesta lista, não temos apenas músicos internacionais. Os brasileiros também marcam presença, como o vocalista da banda Ultraje a Rigor. Roger estudou arquitetura até o terceiro ano na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ele sempre foi amante da música, mas fez o curso para agradar aos pais. Porém, não finalizou.
Herbert Vianna
À frente dos Paralamas do Sucesso, Herbert estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na capital fluminense. No caminho que fazia diariamente de sua casa até a faculdade, Herbert passava em frente à comunidade que inspirou a música Alagados, do terceiro álbum da banda, Selvagem, de 1986.
Humberto Gessinger
Apesar de não ter concluído os estudos na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Humberto conheceu sua esposa, a arquiteta Adriane Sesti, enquanto esteve cursando arquitetura – e é com ela que está até hoje.
Se aprofundarmos mais, muitas estrelas do rock já tiveram um pezinho na arquitetura e no design, e também na arte, assim como vemos grandes bandas, como o Brandon Boyd, do Incubus, Marilyn Manson e Henry Rollins, envolvidos com moda e marcas de grife.