Provavelmente você já viu grandes prédios com fachadas de vidro refletivo nos centros comerciais e, nesses casos, o tipo escolhido normalmente são os vidros de proteção solar. Multifuncionais, eles contam com benefícios que vão muito além da estética. Confira mais sobre o vidro de proteção solar.
O vidro de proteção solar auxilia no controle de luminosidade, proporciona conforto térmico e ainda filtra os raios UV. Esse tipo de vidro é selecionado para projetos de fachadas e locais onde a incidência de luz do sol é intensa. Suas propriedades garantem funcionalidade à obra e melhora a utilização por parte dos usuários.
Como funcionam os vidros de proteção solar?
A combinação dos óxidos à mistura faz com que o vidro reaja de maneira diferente quando exposto à luz natural.
O vidro de proteção solar passa a contar com 3 características otimizadas e que o tornam muito funcional: absorção, transmissão e reflexão.
Todas as características estão diretamente ligadas ao calor e a luz emitidos pelos raios solares. Cada uma, porém, exerce uma função específica para garantir a maior eficiência do vidro.
- Vidro com mais absorção
O vidro de proteção solar absorve muito mais calor do que o vidro comum, colaborando para que a parte interna do ambiente não esquente.
O Fator Solar (FS) é a medida utilizada para saber quanto calor será absorvido.
Por exemplo, se o vidro tem nível 40FS, significa que 40% do calor que entraria no ambiente, caso houvesse um vidro comum no local, seria absorvido. - Mais transmissão de luz
A superfície do vidro de proteção solar é capaz de absorver mais calor do que o vidro comum, mas também é preciso direcioná-lo para algum lugar. E não poderá ser para dentro do ambiente.
Com mais poder de transmissão, esse vidro ajuda no controle de temperatura direcionando o calor para a face externa. - Maior índice de reflexão
O aspecto espelhado desse vidro é o grande responsável por refletir grande parte da luz natural, deixando o ambiente interno mais agradável.
Quais são os benefícios do vidro de proteção solar?
Na versão laminada, o vidro de proteção solar bloqueia até 99% dos raios UV. Essa característica é essencial para não prejudicar a pele das pessoas que habitam o ambiente interno e evitar danos a móveis e utensílios.
A economia de energia também é garantida.
Com maior controle térmico sobre o ambiente, a utilização de ar-condicionado ou aquecedor acaba sendo reduzida. Isso também acontece com o uso de iluminação artificial. Essa combinação proporciona um menor gasto energético por parte do usuário.
Outro benefício desse tipo de vidro é a estética. Fachadas inteiras com vidros de proteção solar conquistam olhares em todo o mundo, tornando-se referência de design e sofisticação.
Como os vidros de proteção solar são fabricados?
No momento em que a mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio se torna uma massa, pouco antes de ser transformada no vidro como conhecemos, são adicionadas algumas substâncias. Durante o processo são adicionados óxidos ou sais, que em sua grande maioria são derivados de metais.
Ao se misturarem na massa, essas substâncias criam um revestimento metálico em uma das faces do vidro. Essa face é responsável por regular a entrada de luz, controlar a temperatura e outros benefícios aos ambientes.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Nem todos os vidros de proteção solar são refletivos!
Por mais que grande parte destes vidros possuam características que os tornem espelhados, há alguns casos em que a face é totalmente translúcida.
Além de proporcionar mais uma estética ao consumidor, essa linha tem conquistado cada vez mais clientes por sua qualidade e eficiência.
Onde utilizar o vidro de proteção solar?
Não há restrições de uso para esse tipo de vidro. É necessário, no entanto, pensar na questão custo-benefício. Normalmente, são utilizados em fachadas, janelas e demais obras que necessitam de um maior conforto térmico e mais proteção contra os raios solares.
Como citamos acima, ele é o preferido para projetos comerciais. Em prédios que recebem luz solar praticamente o dia todo e os funcionários passam muitas horas dentro do ambiente, essa é a escolha certa.
Em residências, este tipo de vidro é mais utilizado em fachadas, janelas ou varandas. É nestes ambientes externos que há maior incidência direta dos raios solares constantemente.
Leia mais sobre: DivinalVidros
Gostou? Comente sobre!