Viga é uma estrutura reta e horizontal usada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura entre as colunas, criando uma construção sólida. Ela costuma ser apoiada entre dois pilares e acima das paredes. Trata-se de um dos elementos construtivos mais antigos do mundo, usado desde a pré-história para ajudar o homem a ter moradias cada vez mais seguras. Confira os principais tipos de vigas.

As vigas também transferem a carga vertical, forças de cisalhamentos e momentos de flexão dela e dos demais elementos (como portas ou paredes) para as colunas.

Tipos de vigas

Viga de Concreto Armado

Concreto armado é uma estrutura que utiliza armações feitas de barras de aço em conjunto com o concreto. As ferragens têm como objetivo resistir os esforços de tração e tornar a edificação mais resistente.

Vigas de madeira 

São as mais antigas na construção civil, o material é feito a partir de um tronco de árvore e costuma ser usado principalmente em obras com o sistema construtivo Wood Frame.

Vigas de aço ou viga universal

As vigas de aço são usadas em obras de construção popular. Elas também são bastante utilizadas em métodos construtivos pré-moldados, como o Light Steel Frame.

A viga universal tem seção transversal “I” (i maiúsculo) ou H, com vários tipos de tamanhos. Essas vigas são usadas tanto em construções comerciais, como edifícios e estádios, como em obras residenciais.

Vigas em balanço

Trata-se das vigas com um só apoio no pilar. Ou seja, toda a carga recebida é transmitida a um único ponto de fixação. A viga em balanço exige um cálculo com armadura negativa na parte de cima, pois ela sofre compressão na parte de baixo.

Vigas Flitch

A viga Flitch é uma combinação feita de camadas de madeira e metal, geralmente de aço, colocadas umas em cima das outras. A madeira permite que as vigas sejam pregadas em outras estruturas mais facilmente, já o aço traz mais força e capacidade de carga para o elemento.

Uma das principais vantagens das vigas Flitch é o preço, já que elas são mais baratas que as vigas feitas inteiramente de metal.

Vigas de madeira laminada

Estão presentes nas obras com cobertura de madeira, geralmente em edifícios públicos, costumam ser feitas com as vigas de madeira laminada. Elas são criadas com lâminas de madeira umas em cima das outras e têm uma espessura de cerca de 5 cm.

Vigas de madeira laminada colada

As vigas de madeira laminada colada, conhecidas pela sigla MLC, são bem semelhantes ao modelo anterior. A diferença está na espessura das lâminas, que são de 4,5 cm. Essas vigas costumam ser usadas para suportar as paredes exteriores dos edifícios. Uma das principais vantagens é que elas permitem vencer grandes vãos.

Vigas cantilever

As vigas cantilever são bem diferentes dos tipos apresentados até agora. Também conhecida como estrutura em consola, elas são capazes de redistribuir o peso de qualquer estrutura que estejam sustentadas para as principais vigas estruturais da obra pelo qual estão ligadas.

Essas vigas são muito usadas em projetos de arquitetura moderna e contemporânea. A impressão que dá é que as obras estão flutuando. As vigas cantilever também são usadas em pontes.

Vigas treliçadas

As vigas treliçadas, como o próprio nome diz, são reforçadas por uma adição de cabos ou varas para a formação de uma viga. A abertura dessas vigas facilita o uso em estruturas de concreto, já que pode passar pelas aberturas e fixar-se melhor.

Vigas quadril

Essas vigas são muito usadas em telhados de quadril, por isso o nome. Trata-se de um tipo de telhado em que todos os lados tem a inclinação para baixo, conhecido popularmente como telhado de quatro águas. Para o encaixe das vigas, geralmente feitas de madeira, são usadas junções de metal

Vigas compostas

Trata-se de vigas construídas com dois ou mais materiais diferentes, como por exemplo as vigas Flitch. Esse tipo de material busca a vantagem de todos os materiais juntos e a economia de custo.

Vigas de rede aberta

As vigas de rede aberta são utilizadas em estruturas que necessitam de longos intervalos entre carga leve e moderada. Ela tem elementos comuns à liga treliçada, mas a principal diferença está na estrutura de suporte, já que é uma rede aberta ao longo das vigas.

Vigas refrigeradas

As vigas refrigeradas, também chamadas de vigas frias, oferecem o resfriamento dos ambientes internos de uma construção. Elas funcionam como uma espécie de ar condicionado, só que mais silencioso e sustentável, já que economiza energia.

Essas vigas bombeiam água gelada atrás de bobinas de resfriamento de cobre ligadas a aletas de alumínio, resfriando o ar por meio de convecção. Geralmente, são usadas em ambientes hospitalares.

Como calcular coluna e vigas?

O cálculo de colunas e vigas faz parte do projeto estrutural e deve ser feito pelo engenheiro responsável pela obra.

Em relação aos materiais usados para construir colunas e vigas (cimento, areia e pedra ou concreto), para descobrir a quantidade ideal é necessário calcular o volume da viga. Basta multiplicar a largura x altura x metragem linear.

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter