Quando o assunto é reformar móveis, portas, janelas e pisos, o verniz é um dos materiais mais buscados no mercado, especialmente para peças em madeira. Por conferir um visual bem bonito e contar com uma aplicação mais simples, o verniz para madeira é uma excelente escolha para renovar diversos itens. Confira os principais tipos de vernizes.
O verniz é um líquido aproveitado para o acabamento e proteção de peças e móveis. Ao ser aplicado, cria uma película protetora contra ataques de insetos e fungos.
De maneira geral, o verniz é composto por diferentes resinas e solventes que criam uma película externa protetora na madeira. Vale destacar que existem versões feitas a base de água ou de derivados de petróleo, como poliuretano.
Sobre o verniz para madeira, destacamos que podem ser encontrados em 3 principais tipos de acabamento:
- Fosco/Opaco: acabamento sem brilho que é indicado para pessoas que preferem conservar o aspecto natural da madeira;
- Brilhante: se busca um acabamento mais elegante, o acabamento brilhante proporciona maior destaque para os veios da madeira;
- Acetinado: um acabamento sofisticado, porém mais discreto, uma vez que o brilho na peça será mais sutil em comparação ao brilhante.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Tipos de verniz para madeira
Acrílico
O verniz acrílico é um dos mais procurados no mercado, pois confere um brilho impecável para a madeira, além de oferecer alta segurança contra brocas e cupins.
Vale destacar que esse tipo de verniz também apresenta boa resistência às intempéries, como sol e chuva, podendo ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
Além da madeira, o verniz acrílico também pode ser usado no acabamento de paredes, pedras e tijolos, evitando o desbotamento e manchas, aumentando a durabilidade da pintura.
Copal
O verniz copal é indicado para madeiras que ficam em espaços internos, ou seja, não pode ser usado para peças que ficam sob o efeito de chuva ou sol.
Em geral, essa opção de verniz realça os veios naturais da madeira, valorizando o acabamento final da peça.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Marítimo
Com alta resistência contra sol e chuva, o verniz marítimo é comumente usado em peças de madeira como janelas, portas, lambris e pergolados.
Ele também pode ser utilizado para impermeabilizar o deck de madeira da piscina ou do chuveiro.
Tingidor
Como o nome indica, o verniz tingidor, além de proteger a peça de madeira, também altera a tonalidade do material.
Se você busca por um acabamento mais elaborado e que realça os veios naturais da madeira, essa é uma das melhores opções.
Spray
Para a praticidade, o verniz spray é uma das principais recomendações. Com alta resistência, ele pode ser usado em portas, janelas, móveis, armários e outros objetos feitos em madeira.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Diferença entre Verniz e Stain
Embora os dois produtos sejam indicados para proteção e tratamento de peças de madeira, o verniz e o stain apresentam aplicações e funções distintas que não podem ser utilizadas ao mesmo tempo.
O verniz é um acabamento que forma uma película na camada superficial da madeira. Já o stain, por outro lado, é um produto que penetra a madeira, conferindo um toque mais natural. Ou seja, ele não cria uma superfície protetora externa como o verniz, mas sim uma camada protetora interna.
Leia mais sobre: ObraMax
Gostou? Comente sobre!