Tipos de verniz para madeira

Quando o assunto é reformar móveis, portas, janelas e pisos, o verniz é um dos materiais mais buscados no mercado, especialmente para peças em madeira. Por conferir um visual bem bonito e contar com uma aplicação mais simples, o verniz para madeira é uma excelente escolha para renovar diversos itens. Confira os principais tipos de vernizes.

O verniz é um líquido aproveitado para o acabamento e proteção de peças e móveis. Ao ser aplicado, cria uma película protetora contra ataques de insetos e fungos.

De maneira geral, o verniz é composto por diferentes resinas e solventes que criam uma película externa protetora na madeira. Vale destacar que existem versões feitas a base de água ou de derivados de petróleo, como poliuretano. 

Sobre o verniz para madeira, destacamos que podem ser encontrados em 3 principais tipos de acabamento:

  • Fosco/Opaco: acabamento sem brilho que é indicado para pessoas que preferem conservar o aspecto natural da madeira;
  • Brilhante: se busca um acabamento mais elegante, o acabamento brilhante proporciona maior destaque para os veios da madeira;
  • Acetinado: um acabamento sofisticado, porém mais discreto, uma vez que o brilho na peça será mais sutil em comparação ao brilhante.

Tipos de verniz para madeira

Acrílico

O verniz acrílico é um dos mais procurados no mercado, pois confere um brilho impecável para a madeira, além de oferecer alta segurança contra brocas e cupins. 

Vale destacar que esse tipo de verniz também apresenta boa resistência às intempéries, como sol e chuva, podendo ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. 

Além da madeira, o verniz acrílico também pode ser usado no acabamento de paredes, pedras e tijolos, evitando o desbotamento e manchas, aumentando a durabilidade da pintura. 

Copal

O verniz copal é indicado para madeiras que ficam em espaços internos, ou seja, não pode ser usado para peças que ficam sob o efeito de chuva ou sol. 

Em geral, essa opção de verniz realça os veios naturais da madeira, valorizando o acabamento final da peça. 

Marítimo

Com alta resistência contra sol e chuva, o verniz marítimo é comumente usado em peças de madeira como janelas, portas, lambris e pergolados. 

Ele também pode ser utilizado para impermeabilizar o deck de madeira da piscina ou do chuveiro.

Tingidor

Como o nome indica, o verniz tingidor, além de proteger a peça de madeira, também altera a tonalidade do material.

Se você busca por um acabamento mais elaborado e que realça os veios naturais da madeira, essa é uma das melhores opções.

Spray

Para a praticidade, o verniz spray é uma das principais recomendações. Com alta resistência, ele pode ser usado em portas, janelas, móveis, armários e outros objetos feitos em madeira.

Diferença entre Verniz e Stain

Embora os dois produtos sejam indicados para proteção e tratamento de peças de madeira, o verniz e o stain apresentam aplicações e funções distintas que não podem ser utilizadas ao mesmo tempo. 

O verniz é um acabamento que forma uma película na camada superficial da madeira. Já o stain, por outro lado, é um produto que penetra a madeira, conferindo um toque mais natural. Ou seja, ele não cria uma superfície protetora externa como o verniz, mas sim uma camada protetora interna. 

Leia mais sobre: ObraMax

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Arquitetura&Construção

Casa AR

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter