Tipos de torneiras para cozinha

No mercado existe diversos tipos de torneiras para cozinha, além de lindas e funcionais, essas peças possuem especificidades diferentes, de acordo com o modelo. Portanto, na hora de escolher o modelo ideal é importante levar em consideração alguns pontos, além da estética. Confira os tipos de torneiras para cozinha.

O que considerar na hora de comprar torneira para cozinha

Onde será colocada (parede ou mesa)

Antes de escolher entre uma torneira de parede ou de mesa, é preciso conferir onde está a tubulação da sua cozinha.

No geral, a troca e manutenção da torneira de bancada costuma ser mais fácil. Afinal, o sistema hidráulico fica embaixo da pia, e não na parede.

Porém, caso tenha um espaço muito estreitinho na bancada, a torneira de parede será uma grande aliada. Portanto, esses dois pontos precisam ser levados em consideração.

Tamanho da cuba

O tamanho da torneira deve ser proporcional ao tipo de cuba. Por exemplo, se você optar por uma torneira muito maior do que a pia da cozinha, a água pode acabar espirrando por todos os lados, ao lavar a louça.

Número de cubas

Para cozinhas com duas cubas, a escolha da torneira também precisa ser bem pensada. Afinal, é preferível uma articulada (com bica móvel), que possa girar em 180 ou 360 graus, como é o caso de muitas torneiras monocomando gourmet.

Outra solução é colocar duas torneiras, uma para cada cuba. Porém, elas ocuparão mais espaço na bancada e podem deixar a cozinha menos clean.

Profundidade da bancada

As cozinhas muito pequenas e com bancadas estreitas podem precisar de uma torneira de parede. Outra opção é uma torneira com acionamento na parte superior, para não ocupar espaço da bancada na hora da sua abertura.

Altura da torneira

Caso tenha armário de cozinha superior, precisa prestar atenção na altura da torneira. Alguns modelos gourmet, por exemplo, são bem altos, para permitirem os jatos d’água fortes e as duchas acopladas.

Por isso, confira a altura entre a bancada e o armário, antes de fazer sua escolha. Além de ficar mais proporcional e visualmente agradável, um tamanho adequado facilitará o manuseio da torneira.

Saída de água quente

Outro ponto a observar é em relação aos registros disponíveis na cozinha. Caso não tenha saída para água quente, mas seja um desejo seu, você pode optar por uma torneira elétrica.

Se a área possui saída para água quente, opte por uma torneira monocomando. Uma alternativa é a torneira com misturador, em que os acionamentos de água quente e fria são independentes.

Arejadores e funções extras

Detalhes importam, principalmente quando se trata de uma peça utilizada todos os dias. Por exemplo, os arejadores, que vão na bica da torneira e servem para deixar os jatos d’água mais direcionados ou suaves.

Outra vantagem dos arejadores é a economia de água. Portanto, na hora de escolher sua torneira, confira se ela vem com esse adicional, ou se ele pode ser instalado.

Além dos arejadores, alguns modelos possuem outros benefícios, como os chuveirinhos móveis ou ajustes de temperatura, comuns nas torneiras gourmet.

Garantia da torneira

Outro ponto importante a ser considerado é a garantia da torneira, já que é uma peça de uso intenso. Existem alguns modelos que oferecem até mesmo garantia vitalícia.

Modelos de torneira para cozinha

Agora que você já sabe tudo que precisa levar em conta na hora de escolher a torneira ideal para sua cozinha, separamos alguns tipos comuns disponíveis no mercado.

Torneira de cozinha convencional

O modelo mais comum de torneira para cozinha é aquele com apenas um registro de saída de água fria. Essa opção é a mais acessível, mas também ideal para quem não tem saída para água quente no local.

Torneira para cozinha de bancada

Como o próprio nome indica, essa torneira é fixada na bancada, e também é uma das mais escolhidas. Por isso, existem vários modelos, com cores e acabamentos para diferentes estilos de decoração.

Outra vantagem da torneira de bancada é a facilidade na instalação que, muitas vezes, pode ser feita até mesmo por conta própria.

Torneira para cozinha de parede

Uma alternativa às torneiras de bancada são as que ficam embutidas na parede. Elas exigem mais trabalho na instalação, já que, nesse caso, é preciso quebrar a parede.

Pelo mesmo motivo, para trocar esse tipo de torneira no futuro, você também pode precisar de profissionais especializados.

Torneira para cozinha com bica alta

As torneiras de bica alta são mais compridas que as tradicionais, e uma ótima escolha para cozinhas. Além de serem lindas, são recomendadas para quem tem cubas altas, como as cubas de apoio.

Torneira para cozinha com bica baixa

Para as cozinhas com cuba baixa, como as de embutir ou sobrepor, as torneiras com bica baixa são perfeitas. Além disso, o design é mais convencional e atemporal, então combina com qualquer estilo de decoração.

Torneira para cozinha com filtro

Uma opção interessante para quem tem cozinha pequena é uma torneira com filtro acoplado, que dispensa a necessidade de um filtro separado na bancada.

Além disso, esse tipo de torneira garante maior saúde da água para sua família. Por isso, é indicado especialmente para quem tem crianças em casa.

Torneira para cozinha com misturador

As torneiras com misturadores possuem duas aberturas e dois comandos independentes. Ou seja, você pode abrir os registros de água quente e fria separadamente, até chegar na temperatura exata que deseja.

Torneira para cozinha monocomando

As torneiras monocomando também possibilitam tanto água fria, quanto quente. Nesse caso, há apenas um comando, o que economiza espaço (e furo) na bancada e até água, já que a precisão da regulagem de temperatura é maior.

Torneira para cozinha monocomando gourmet

Ainda na categoria das torneiras com monocomando, existem os modelos gourmet, que são mais modernos e com design mais sofisticado.

Um dos benefícios desse tipo de torneira é a ducha acoplada com mola, que permite um direcionamento mais assertivo dos jatos d’água. Essa flexibilidade ajuda na limpeza dos cantos da pia, ou mesmo de frutas e legumes.

Torneira para cozinha com duas saídas

Esse tipo de torneira é muito comum nas lavanderias, mas também pode ser interessante na cozinha, caso você não tenha tanque. Sua vantagem é a saída de água de dois lugares diferentes, ao mesmo tempo.

Torneiras elétricas

As torneiras elétricas propiciam água morna na cozinha, mesmo se o local não tiver saída para água quente. Afinal, como o nome indica, o aquecimento se dá através da energia elétrica.

Leia mais sobre: Leroy Merlin

Gostou? Comente sobre!

Tags: , , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter