Por muito tempo, ter uma piscina em casa foi o sonho de consumo de quase todo mundo. Já imaginou? Aproveitar as férias de verão relaxando com a sua família sem precisar ir em clubes ou espaços abertos ao público? Se você está planejando investir nesse lazer para a sua casa, com certeza o artigo de hoje será importante: afinal, quais são as opções de piscinas mais utilizadas para uma casa? Confira.
Piscina de fibra de vidro
Dentre os tipos de piscinas, esse é amplamente utilizado, devido à praticidade e preço mais acessível, além da agilidade na instalação.
Pontos a considerar:
– Como é uma piscina pré-fabricada, em poucos dias já está instalada e pronta pra uso; basta que o local esteja preparado previamente para receber a piscina (alvenaria e casa de máquinas).
– Por possuir superfície lisa, não há formação de algas, facilitando a limpeza e manutenção; além disso, possui pouca chance de vazamento, desde que não se retire mais da metade da água da capacidade da piscina, pois a pressão pode ocasionar pequenas fissuras, que resultarão em vazamentos.
– Apesar de fácil limpeza, a superfície da fibra é sensível a manchas e arranhões, por isso deve-se tomar cuidado ao usar cloro.
-Nunca utilize materiais abrasivos, como esponjas ásperas e escova de aço. Este tipo de piscina há pouca variação de formatos. Isso limita bastante o design do ambiente de lazer, ficando restrito ao que as fábricas disponibilizam.
Piscina de concreto armado/alvenaria
A piscina de concreto armado tem como diferencial a adaptação ao espaço, ou seja, a versatilidade ao se criar o modelo de acordo com o tamanho e formato do terreno disponível para a área de lazer.
Isso permite diferentes possibilidades em relação ao formato desta piscina, criando-se modelos e adaptando-os ao gosto do cliente.
Além disso, as piscinas de concreto armado suportam diferentes acabamentos, variando desde os tradicionais azulejos e pastilhas, até pedras naturais e porcelanatos.
Pontos a considerar:
– Por ser projetada, esta piscina deve ser bem executada, levando-se em conta a densidade do solo, estrutura e impermeabilização.
– Para que se evite vazamentos futuros, deve-se proteger com manta asfáltica e camadas de impermeabilizante, o que trará segurança e conforto ao longo do tempo de uso.
– Por conta da maneira que deve ser executada, essa piscina tem um tempo de execução elevado em comparação aos outros tipos.
– Devido à flexibilidade de formato e também aos preparos na construção, a piscina de concreto armado é uma das mais caras.
– Os cuidados com a manutenção da piscina vão depender do acabamento escolhido, ou seja, se azulejo, pastilhas ou pedras naturais.
– Essas piscinas devem ser limpas utilizando escova de aço para retirar as algas das paredes da piscina, tomando muito cuidado com os rejuntes.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Piscina de placa pré-moldada
As placas pré-moldadas para construção de piscinas são uma excelente alternativa para ganhar tempo e mão-de-obra, pois são pré-fabricadas sob medida.
A preparação do terreno é igual a uma piscina de alvenaria comum/concreto armado, porém,
antes mesmo de entrar com as placas de concreto, deve-se pensar em toda hidráulica,
Essas placas são feitas sob medida e montadas na obra, onde devem ser concretadas por trás, para fazer o fechamento da piscina e garantir a sustentação e vedação adequadas.
A armação do piso seve ser feita na obra, mas a armação das paredes da piscina já está embutida nas placas, o que facilita muito a montagem da piscina, ganhando tempo de obra.
Pontos a considerar:
– Cuidado com a impermeabilização, procurando usar produtos de boa qualidade.
– Cuidado com os rejuntes.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Piscina de vinil
O vinil é um material altamente versátil, podendo aderir a qualquer formato que seu projeto suportar.
Possui quase que as mesmas características da piscina de concreto armado, com a diferença de que o vinil é o revestimento em si, e na piscina de concreto é o azulejo, pedra ou pastilha que revestem as paredes e fundo.
Considerando os tipos de piscinas de alvenaria, a piscina de vinil é mais rápida do que o revestimento da piscina de alvenaria pura.
Pontos a considerar:
– O vinil tem vida útil relativamente alto: em torno de 10 anos.
– É uma piscina de fácil manutenção, podendo-se utilizar materiais não abrasivos, como esponjas macias, tomando cuidado com objetos cortantes e pontiagudos durante a limpeza e utilização da piscina para lazer.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Piscina portátil: de plástico ou lona
A piscina portátil é a mais popular entre todos os tipos de piscinas, presente em 90% dos lares que possuem esse elemento de lazer. A praticidade aliada ao custo/benefício a faz uma das mais conhecidas e utilizadas.
Hoje em dia existem piscinas portáteis com bomba, escadas e até aquecimento, com instalação simples e prática (tomando-se o cuidado de forrar a superfície, que deve ser plana).
Porém, se está buscando beleza e design, esta piscina pode deixas a desejar.
Pontos a considerar:
– Possui praticidade por ser portátil.
– Pode ser instalada de maneira “enterrada” ou deixada exposta.
– Caso opte em enterrá-la, o gasto para execução é relativamente baixo
– Se utilizá-la de forma temporária, portátil, ela não requer manutenção periódica, como as piscinas tradicionais. Porém, se for “enterrar”, então deverá ter motor, com casa de máquina de alvenaria.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Piscina de vidro
Uma das mais caras do mercado, envolve material especial: o vidro laminado (material plástico + fibra de vidro). O vidro laminado é altamente flexível, importante característica para suportar a pressão da água ocasionada pelo volume.
Falou em piscina de vidro, falou em sofisticação e elegância. Piscinas desse tipo são utilizadas em residências de altíssimo padrão, resorts e hotéis de várias estrelas.
Dentre todos os tipos de piscinas, esse é o que mais incrementa o design do projeto, imprimindo valor decorativo ao ambiente. As piscinas de vidro são um show à parte da decoração da casa/empreendimento.
A construção de uma piscina de vidro deve preceder um projeto minuciosamente de acordo com as normas de segurança que o vidro requer. Seguindo-se as recomendações, torna-se um dos materiais mais seguros e resistentes na utilização em piscinas.
Pontos a considerar:
– O custo para a execução da piscina de vidro é alto e as normas técnicas são bastante específicas.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Piscina de Areia
São piscinas construídas em concreto armado e finalizadas com uma mistura de areias minerais e resina. Esta piscina tem um custo elevado para a execução.
As piscinas de areia têm o aspecto final de uma praia artificial, proporcionando um visual tropical ao projeto.
Muito procurada pelo cliente requintado, que quer exclusividade, essas piscinas de podem ser projetadas do tamanho que se queira.
Pontos a considerar:
– O resultado da execução é uma superfície antiderrapante, de fácil limpeza, totalmente segura e atérmica (não “queima” ao contato com a pele).
– Os cuidados na limpeza com a piscina de areia são os mesmos exigidos com qualquer piscina de alvenaria.
– Essas piscinas podem conter leds e bombas, hidromassagem.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Piscina Container
Uma das opções mais práticas dentre todos os tipos de piscinas, a piscina container vem ocupando espaço no mercado.
Os containers marítimos são descartados depois de 10 anos de uso, gerando impactos no meio-ambiente (como a emissão de carbono) por 100 anos, até a total degradação. Desta forma, além de colaborar para a sustentabilidade do ambiente, a piscina container é uma excelente opção, devido ao baixo custo e praticidade na instalação.
Pontos a considerar:
– A casa de máquina e todos os equipamentos (bombas, luzes led) já vêm acoplados ao container, sendo necessário somente o espaço para receber a piscina.
– Possuem 2 medidas padrões: 6m e 12m de comprimento, por 2,5m de largura e 1,40m de profundidade (algumas empresas fornecem com 1m de profundidade).
– A piscina container proporciona um toque de modernidade ao projeto, além de baixo custo.
– A superfície deve ser coberta com pedra calcária e por cima deverá vir uma pintura anticorrosiva.
– Para receber a piscina é necessário nivelar bem o piso e prepará-lo para evitar corrosão do container.
– Esta piscina container é uma opção prática, sustentável, tecnológica e mais barata que uma piscina de alvenaria.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Considerações
São inúmeras as opções para construção de piscinas, das mais simples e acessíveis, às mais luxuosas.
Piscinas dão um aspecto especial à propriedade, proporcionando valor estético e de qualidade de vida. Há opções para todos os gostos e bolsos. Depende exclusivamente do profissionalismo e imaginação do arquiteto.
Qualquer que seja o orçamento, é plenamente possível implementar piscinas bem estruturadas, pensadas para agregar valor estético e agradável ao ambiente.
Leia mais sobre: Construir.arq
Gostou? Comente sobre!