É impossível pensar em um bom projeto de arquitetura sem considerar os tipos de janelas. Afinal, elas são fundamentais para ventilação, iluminação, conforto térmico e visual, bem-estar dos moradores e ainda contribuem para a decoração.

São vários os pontos que é necessário analisar antes de definir um tipo, como a localização, o material, o tipo de abertura, entre outras questões. Confira mais sobre tipos de janelas.

Principais tipos de janelas

As portas e janelas são itens indispensáveis em qualquer imóvel. Para escolher os modelos certos, você precisa entender a diferença entre os diferentes tipos de janelas que, de modo geral, variam de acordo com a forma de abertura.

Janela Veneziana

A janela veneziana permite maior ventilação e entrada de luz, mesmo quando fechada, devido ao posicionamento e à inclinação das paletas, por isso é um dos principais tipos de janela para quarto.

Esse tipo de janela pode ser combinado com modelos com vidro na parte de dentro, que ajuda a aquecer o ambiente e reduzir os barulhos vindos de fora. Além disso, há vários tipos de janelas de madeira e de alumínio nesse modelo.

Janela Basculante

A janela basculante com uma estrutura principal fixa e outra móvel, permitindo a abertura individual dos vidros, assegurando uma ventilação maior no espaço. Para abrir ou fechar os vidros, o acionamento é feito por uma alavanca lateral.

A janela basculante é mais usada em banheiros, cozinhas e áreas de serviço e são comumente encontradas em metal ou madeira.

Janela Guilhotina

A janela guilhotina é formada por duas partes, uma fixa e uma móvel. A parte móvel abre para cima, assegurando mais entrada de ar e de luz. O seu design é muito charmoso, mas é preciso de força para suspender a estrutura de baixo, não sendo muito indicada para casas com idosos.

Janela de correr

A janela de correr é ideal para quem precisa otimizar espaço, pois ela abre e fecha lateralmente, correndo sobre um trilho. É possível uma abertura máxima, correndo as duas folhas lateralmente.

Esse modelo é versátil, podendo ser usado em diferentes cômodos. Mas tipos de janelas para sala, nessa versão, devem ser equipadas com vidro, assim como para cozinhas, deixando passar a luz natural. Se for usar em quartos, prefira modelos com uma segunda camada maciça, que permita controlar a entrada de luz, trazendo mais conforto.

Janela sanfonada

A janela sanfonada também pode ser chamada de janela “camarão”. As folhas dela são dobradas conforme a abertura e ela é ideal para ambientes mais espaçosos, podendo abrir a janela totalmente, garantindo boa ventilação e iluminação.

A janela camarão pode ser encontrada em madeira, em vidro ou ainda com os dois materiais juntos.

Janela fixa

A janela fixa é o modelo que não tem abertura, sendo usada apenas para clarear o ambiente, uma vez que não promove a entrada de ar para ventilação. É um modelo bem comum entre os vários tipos de janelas de vidro.

Janela pivotante

A janela pivotante funciona de maneira semelhante à porta pivotante. Ela conta com dois pivôs (um na parte de cima e outro na parte de baixo), fazendo com que a janela gire no próprio eixo em até 90 graus.

É um modelo prático e que permite um bom controle de ventilação e luminosidade.

Janela maxim-ar

A janela maxim-ar tem apenas 1 folha e é indicada para ambientes pequenos, como lavabos, banheiros, áreas de serviço, corredores e cozinhas.

O modelo favorece a privacidade e a iluminação. Ela abre para o lado de fora e o trancamento é realizado com um fecho na esquadria, pelo lado interno. Pode ser encontrada em madeira ou metal.

Janela de tombar

A janela de tombar, conhecida também como janela abre e tomba, é uma versão parecida com a anterior, porém sua abertura é para dentro do ambiente. Traz bastante ventilação e contribui para a iluminação do cômodo.

Devido ao seu formato, ela é ideal para espaços pequenos. Pode ser encontrada em madeira, metal ou em vidro.

Como escolher a janela a partir do material

Além de escolher entre os melhores modelos de janela, é preciso também considerar o material do qual elas são feitas.

Isso porque a escolha das janelas e esquadrias deve levar em conta onde elas serão posicionadas e se estarão expostas a intempéries, como chuva, sol e vento, por exemplo.

Por fim, é preciso ainda definir os efeitos decorativos que você deseja trazer. Os tipos de vidros e materiais usados podem adicionar personalidade e ajudar a destacar o espaço.

Tipos de vidros para janelas

Entre os acessórios para portas e janelas, sem dúvida, os vidros são os mais importantes. Afinal, nas janelas, eles são os responsáveis pela luminosidade do espaço, privacidade, segurança e estética.

Dentre as janelas de vidro, você pode optar por vidros texturizados, opacos, translúcidos e outros efeitos, que adicionam um design diferente, protegem do sol e ainda impedem que pessoas de fora visualizem o interior da sua casa.

Além disso, existem modelos que são mais ou menos resistentes, e devem ser bem pensados em relação ao uso e posicionamento dentro do imóvel.

O mais usado é o vidro float, também chamado de “vidro comum”. Ele pode ser transparente, esverdeado ou fumê, e é mais usado em janelas tradicionais, com a vantagem de ser mais barato.

O vidro laminado é formado por duas camadas de vidro com uma película ultrafina entre elas. Essa película é responsável por segurar os estilhaços quando o vidro quebra e permite controle acústico, trazendo mais privacidade e conforto no ambiente. Esse vidro tem proteção UV e é encontrado em diversas cores, por isso é um dos mais usados em janelas de áreas externas.

O vidro temperado é o mais resistente, sendo o mais indicado para janelas. Quando ele se quebra, formam pequenos pedaços em grânulos, o que reduz as chances de danos corporais ou materiais.

Outra opção é o vidro impresso, também conhecido como “vidro fantasia”. Ele proporciona uma visibilidade distorcida, ideal para quem deseja mais privacidade e para ambientes como banheiros. O acabamento pode ser brilhante, fosco, esmaltado ou texturizado e, dependendo da textura, o vidro recebe nomes distintos, como canelado, estriado ou mini boreal.

Por fim, existe o vidro insulado, perfeito para quem deseja mais luminosidade no ambiente. Ele bloqueia o calor excessivo, protege contra raios UV e também proporciona controle acústico. Pode ser conhecido por outros nomes, como “vidro duplo”, pois permite combinar duas camadas de vidro idênticas ou com propriedades diferentes.

Outros tipos de materiais para janelas

Além dos vidros, existem outros materiais que podem compor as janelas e que influenciam na estética e na durabilidade dos modelos. Esses materiais também devem ser considerados de acordo com as características do ambiente.

As janelas de alumínio são muito indicadas para locais onde ficarão expostas a intempéries ou em banheiros e cozinhas, onde a janela precisa ser de materiais resistentes à água. Em termos decorativos, o alumínio traz um ar mais moderno e sofisticado.

A janela de aço pode ser usada em ambientes que não terão contato com a água e onde é preciso mais durabilidade e resistência.

A janela de madeira é um clássico e deixa os espaços mais aconchegantes e até com um toque rústico. Contudo, se for usar em área em contato com a água, procure uma opção de madeira tratada.

Além dessas, há a janela de PVC, que oferece boa resistência, conforto térmico e acústico, e um excelente resultado estético.

Quando for escolher o material da janela, considere os batentes e guarnições, que precisam estar em sintonia, trazendo unidade à sua decoração.

Modelos de janelas para cada ambiente

Uma boa maneira de encontrar o modelo certo de janela é pesquisando por ambiente.

Os tipos de janelas para sala mais usados são de correr, de abrir, pivotante, sanfonada, guilhotina e bay window. Você pode usar diferentes materiais, como madeira, alumínio, PVC ou aço, dependendo da estética e das características do cômodo.

Entre os melhores tipos de janela para quarto, estão: veneziana, pivotante, duas folhas, duas folhas com veneziana, de correr ou apenas de vidro. Já as janelas para banheiro precisam ser resistentes à umidade e ao vapor de água, então prefira as de alumínio ou PVC. Entre os modelos, os mais indicados são: basculante, de tombar e maxim-ar.

Por fim, as janelas para cozinha e janelas para área de serviço também precisam de cuidados em relação à escolha do material, funcionando as mesmas dicas das janelas para banheiro. Boas opções são a basculante, de correr, vitrô pivotante, maxim-ar, de abrir e guilhotina.

Leia mais sobre: LeroyMerlin

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter