Tiny House: arquitetura e estilo de vida

Além de arquitetura, as Tiny Houses também representam um movimento social, que busca harmonizar a preocupação com o meio ambiente com temas como estilo de vida, urbanização e produção industrial. São tendências crescentes no mundo da arquitetura e estilo de vida. Esse movimento se concentra em um conceito minimalista e simples, onde as pessoas buscam viver com menos coisas e mais conscientes da sua relação com o meio ambiente. Confira mais sobre as Tiny Houses.

As ‘casas minúsculas’ (tradução para ‘tiny houses’) são habitações com no máximo 40m², concebidas e projetadas visando uma melhor utilização dos recursos disponíveis, naturais e industrializados.

Baseadas em soluções construtivas sustentáveis, móveis multiuso, um estilo de vida mais minimalista e tudo isso, sem abrir mão de conforto e usabilidade. São construídas utilizando-se sistemas de construção a seco, como steel frame, wood frame, construção modular ou off-site.

Esses sistemas construtivos são mais tecnológicos e sustentáveis, com grande flexibilidade para customização e posterior execução dos projetos. O cálculo dos materiais necessários é extremamente preciso e fiel ao planejamento da obra, eliminando desperdícios.

Seus processos, por serem industrializados, geram menos resíduos sólidos e o consumo de água é praticamente zero. Também podem receber sistemas inteligentes de isolamento termoacústico, captação de água e energia, o que representa um menor consumo de energia elétrica e recursos naturais.

Ao optar por uma Tiny House, as pessoas buscam uma vida mais simples e com menos coisas, o que pode trazer benefícios emocionais e financeiros. Isso permite que as pessoas se sintam mais próximas da natureza e tenham uma vida mais tranquila e equilibrada, já que muitas vezes essas habitações são construídas em locais remotos ou fora das grandes cidades.

Logística

O conceito Tiny House é muito procurado por quem tem um refúgio à beira mar, no campo ou nas montanhas e pretende construir. Muitas vezes essas localidades são mais remotas e a logística de materiais até o local da obra pode ser um fator complicador. 

Quando desenvolvida pelo sistema de construção offsite, a Tiny house é construída completamente dentro da indústria e a única operação logística é o transporte da habitação, depois de pronta, direto da indústria até o terreno e local de instalação.

Já os sistemas construtivos como o Light Steel Frame, o Light Wood Frame ou modular, também favorecem essa questão logística até o local. As estruturas, metálicas ou em madeira, e os painéis construtivos para fechamento, são materiais mais leves que os utilizados na alvenaria tradicional.

Revestimento térmico

Um dos elementos que mais contribuem para o conforto de uma edificação é a eficiência termoacústica dos materiais utilizados no projeto, para fechamento das paredes externas e internas, cobertura e piso.

Os painéis construtivos inteligentes com miolos em EPS, PIR ou XPS e revestidos por placas cimentícias, indicados para sistemas de construção a seco, entregam essa e outras vantagens, como: elevada resistência e durabilidade, flexibilidade arquitetônica, além de fácil manuseio e instalação.

Arquitetura e estilo de vida

A ideia das Tiny Houses é a de viver em espaços menores, onde o objetivo é aproveitar o espaço de maneira eficiente e inteligente. Elas são construídas com materiais duráveis e de baixo impacto ambiental, o que as torna uma opção atrativa para pessoas que buscam uma vida mais sustentável.

Leia mais sobre: Decorlit

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter