Pintar as paredes é uma das estratégias mais comuns para trazer novos ares à casa. Mas se apenas trocar a cor não parece o suficiente, você pode apostar em diferentes texturas. Com a aplicação correta, as paredes texturizadas podem ser feitas em ambientes internos e externos, pois são resistentes à água e à umidade. Confira mais sobre texturas para paredes

Na hora de escolher a textura ideal para você, fique atento ao estilo da decoração, para que o resultado fique harmônico. Raramente recomendamos a aplicação de textura em todo um ambiente, o que pode causar um incômodo visual. O ideal é escolher uma parede ou recorte da mesma texturizar. Outra dica é se beneficiar da iluminação para valorizar as texturas.

Grafiato

Certamente, o grafiato é uma das texturas mais conhecidas e utilizadas em todo o Brasil. Ele é feito a partir de grânulos de quartzo e cristais minerais, que lhe conferem uma estética rústica e resistente. 

Há diferentes gramaturas e formas de aplicação na parede, mas a mais comum é utilizando uma espátula, que promove ranhuras na parede. Depois de seca, é possível pintar a parede da cor de sua preferência. 

Ranhura

As ranhuras são muito comuns na execução do grafiato, mas também podem ser feitas com outras massas. Aqui, a textura é feita com uma espátula de plástico dentada, que permite criar decalques uniformes na parede. 

Como as espátulas podem ser movidas em diferentes sentidos, é possível criar texturas únicas, com curvas ou retas.

Chapiscado

O efeito chapiscado é uma das melhores opções para massas granuladas finas ou paredes lisas. Trata-se de uma textura irregular, que se assemelha à pedra natural, feita com um rolo de pintura texturizado. A ferramenta pode facilmente ser encontrada em casas de tintas, em diferentes estampas e padrões. 

O chapisco já é feito durante a obra para ajudar a fixar o reboco na parede. Por isso, é muito comum encontrar esta textura em muros de casas, quando o morador não pretende rebocar o mesmo.

Riscado

Outra textura que nunca sai de moda é o riscado. Parte deste sucesso está na facilidade de fazer você mesmo este padrão. Com o auxílio de uma escova ou até mesmo de uma vassoura, basta fazer movimentos verticais na parede com a massa ainda fresca. O importante é ter o controle necessário para executar um movimento firme e lento.

Marmorato

O marmorato é um efeito que imita o mármore, a fim de trazer mais sofisticação ao ambiente. É mais comum utilizá-lo em cômodos internos para evidenciar tons claros, como bege e branco, ou quentes, como marrom, laranja e vermelho. 

Feito com uma massa específica encontrada em lojas de construção, ele pode ser realçado com a aplicação de uma camada de verniz ou cera incolor, para trazer mais brilho à superfície (uma característica marcante dessa pedra natural).

Cimento Queimado

Um dos traços marcantes do estilo industrial, a textura de cimento queimado se popularizou muito nos últimos anos. Tradicionalmente, a aplicação é feita com cimento, areia e água, mas exige uma mão de obra especializada para um resultado satisfatório. 

Leia mais sobre? VivaDecora

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter