• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: LP Arquitetos
  • Ano da elaboração: 2018
  • Localização: Santa Maria, RS – Brasil
  • Área do terreno: 747,22 m²
  • Área construída: 2.647,55m²
  • Fotografo: Vitor Ceolin

O Residencial Solar das Oliveiras fica em um terreno trapezoidal nas esquinas das Rua Francisco Crossetti e Rua Protássio Antunes, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria, RS. Essa zona da cidade não possui altos índices construtivos, o que, somado à área reduzida do terreno, produziu um edifício com proporções compatíveis com o bairro.  O terreno tem seu “bico” do trapézio, o ângulo agudo, bem na esquina, e isso foi um dos condicionantes inicias para o projeto, junto com a posição solar, a valorização das vistas e o declive do terreno.

O projeto desenvolveu-se de maneira que os acessos, tanto de garagens quanto de pedestres, aproveitassem o declive das ruas do entorno, resultando em quase nenhuma rampa para acessar as garagens e um pequeno desnível para o acesso de pedestres. O destaque do projeto foi a solução do módulo de convivência social, onde se concentram sala com dois ambientes, cozinha e churrasqueira integrados. A ideia era já integrar sacada e churrasqueira, por isso o espaço recebeu uma ampla esquadria com mais de 4 metros de largura e 2 metros de altura, resolvida em 6 folhas (abre em 3 trilhos – 65% do vão), que transforma essa peça toda em uma varanda/sacada. Um guarda corpo metálico externo, sobre um peitoril de alvenaria com 40cm de altura, dá a segurança exigida e aumenta a sensação de uma sacada.  A área de serviço fica isolada, acessada por uma porta a partir da cozinha. Tanto a área de serviço quanto a cozinha, apesar desta estar integrada à sala, possuem esquadrias próprias para iluminação e ventilação.

Para nós, esse módulo representa resolver a condição contemporânea de convívio na nossa região, integrando churrasqueira, sala e varanda/sacada, sem deixar de lado as grandes variações térmicas do nosso clima, que muitas vezes não permite uma varanda aberta permanentemente. Dessa forma otimizamos a área do apartamento, transformando todo espaço em área útil. Esses módulos são todos voltados para a via pública, ponto importante para a visibilidade dos apartamentos, bem como para a comercialização dos mesmos.

A torre ainda reflete em sua volumetria a inclinação das vias locais, a partir do espelhamento do trapézio do terreno na composição, que ainda se vale da legislação urbana para criar um balanço sobre o recuo de jardim em uma das vias, de acordo com o previsto para terrenos de esquina. No térreo o edifício ainda possui um salão de festas, além de parte das garagens e do acesso ao edifício. O lote possui fechamento parcial, que protege as maiores esquadrias do salão de festas e cria um espaço de lazer externo e uma cobertura que protege o acesso.

Texto disponibilizado pela LP Arquitetos

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter