- Tipologia de Projeto: Corporativo / Retrofit
- Autor do projeto: Antonio Abrão Arquitetura
- Arquiteto Responsável: Antonio Abrão
- Equipe de Projeto: Andreia Ferrari, Bruna Franzoi,Julia Ruf
- Ano da elaboração: 2021
- Localização: Curitiba, PR – Brasil
- Área do terreno: 5.000,00m²
- Fotografo: João Vitor Sarturi
- Responsável pela Execução: Cristal Eng
A sede administrativa do Grupo Positivo está localizada em um edifício construído no final dos anos 90, composto por um grande átrio ao redor do qual se distribuíam as diversas direções e gerências em salas compartimentadas e segregadas.
Foto: João Vitor Sarturi
Foto: João Vitor Sarturi
A proposta desenvolvida para o retrofit e modernização dos ambientes internos do edifício propõe “derrubar as paredes”, que antes dividiam e isolavam, qualificando e otimizando os espaços de trabalho, integrando os diversos setores administrativos de forma mais efetiva e colaborativa e ampliando o número de colaboradores em mais de 50%. O uso compartilhado das áreas de trabalho e também das de uso comum, como as salas de reunião e café, são maximizados pela qualidade espacial e de iluminação natural que o átrio oferece.
Foto: João Vitor Sarturi
Foto: João Vitor Sarturi
Pensando na humanização das áreas de trabalho, o projeto incorpora conceitos de biofilia, buscando ao máximo a integração dos usuários com elementos naturais. A presença do verde das plantas e o uso de iluminação e ventilação natural fazem com que os espaços além de sua funcionalidade, promovam bem-estar, sensação de relaxamento, saúde e conforto emocional, auxiliando na criatividade e também na produtividade dos seus colaboradores.
Foto: João Vitor Sarturi
Foto: João Vitor Sarturi
Uma grande “divisória grelha” vazada, composta por estrutura metálica e módulos em madeira, assume diversas funções como armário para guarde de material, prateleira e floreira, e é o grande elemento de identidade do projeto, dando unidade aos andares e delimitando de forma sutil o espaço de trabalho das áreas de circulação voltadas para o átrio, mas mantendo a necessária e desejada permeabilidade que permite a integração visual das atividades, a passagem de ar e iluminação.
Foto: João Vitor Sarturi
Foto: João Vitor Sarturi
Além das salas de reunião compartilhadas foram criadas áreas de convívio e descompressão, com espaços para estar, café e cabines que permitem o uso individual ou de pequenos grupos em reuniões mais informais. Compõe ainda o programa um showroom para exposição e portfólio educacional do grupo e salas multiuso para treinamentos, cursos e reuniões de maior porte.
Foto: João Vitor Sarturi
Foto: João Vitor Sarturi
Texto disponibilizado pela Antonio Abrão Arquitetura
Gostou? Comente sobre!