Sacada, varanda e terraço, quais são as diferenças entre elas?

É fácil confundir essas denominações, mas no mundo da reforma e construção há definitivamente distinções. E, caso você esteja passando por uma obra também, é importante conhecer as características técnicas de cada um.

Desta forma, vamos decifrar quais são as diferenças entre sacada, varanda e terraço e assim como entender as particularidades de cada espaço, Confira.

Qual a diferença entre varanda e sacada?

Arquitetonicamente, a varanda é um cômodo de extensão da fachada de casas ou apartamentos. Já a sacada é construída sobre uma superfície externa, não segue o alinhamento da parede e parece estar fora da construção.

Fato é que a diferença entre uma varanda e uma sacada não está no tamanho em si e sim na construção de suas estruturas. Existem, portanto, todos os tipos de varandas e todos os tipos de sacadas, decoradas e funcionalizadas das mais diversas maneiras.

Entretanto, em comparação com as outras estruturas exteriores, costumeiramente as sacadas são bastante pequenas. São utilizadas, entre outras coisas, como fonte de ventilação e luz natural.

Enquanto as varandas, muitas vezes, são maiores e podem chegar a ser um cômodo inteiro totalmente funcionalizado, como as varandas gourmet.

O que é sacada?

Sacada é uma estrutura que não toca o chão, construída a partir do 1º andar de casas ou apartamentos, muitas vezes ligadas a portas ou janelas. Ou seja, é uma construção exterior, muito charmosa, que se projeta para fora.

As sacadas surgiram durante a era da arquitetura medieval e renascentista. Naquela época, as estruturas eram suspensas em mísulas de pedra ou suportes de madeira. Mas, foi no século 19 que o concreto e o ferro fundido entraram em cena e assumiram como principais materiais de construção.

Hoje, as sacadas assumem formas e estilos tão diversos quanto as tendências arquitetônicas.

O que é varanda?

A varanda é parte da estrutura do edifício ou casa, ou seja, não fica suspensa para o exterior e partilha a mesma cobertura que o resto da construção. Ou seja, é apenas um projeto arquitetônico que dá abertura externa a um cômodo interno da casa.

Em geral, as varandas são espaços abertos localizados nas fachadas de casas ou prédios, muitas vezes ligadas ao cômodo de entrada. Assim como qualquer outro cômodo, as varandas podem assumir estilos decorativos múltiplos, a depender dos gostos e personalidades dos moradores, tudo para um design original e confortável.

O que é um terraço?

O terraço é, como o nome sugere, um espaço localizado na parte superior da construção. O incrível é que o terraço pode combinar engenhosamente todas as qualidades da varanda em um local muito mais amplo e totalmente aberto.

O terraço pode ser decorado com jardins, ganhar a funcionalidade gourmet com piscina, churrasqueira, mesas e cadeiras e ainda dispor de uma horta comunitária. Isto é, este espaço pode ser transformado em verdadeiro antro de paz no meio da cidade, permitindo a todos relaxar e desfrutar da companhia da família, amigos e vizinhos.

Cortejados durante os meses de verão, os terraços são invadidos pelos moradores ávidos por relaxar após um dia de trabalho, tomar uma bebida, comer nas alturas, tomar sol ou simplesmente apreciar de cima as belezas da cidade.

Qual a diferença entre laje e terraço?

As lajes são fruto da regularização dos populares “puxadinhos”, ou seja, um ou mais cômodos que foram construídos pelos moradores em cima da casa principal. Já os terraços são espaços pré projetados e construídos juntos com todo o edifício.

Fato é que ambos podem ser equipados para fazer a alegria dos brasileiros no momento de relaxar e curtir sozinho, com a família ou com os amigos.

Diferença entre alpendre e varanda

Típico das moradias do interior do Brasil, o alpendre pode ser considerado uma variação da varanda, só que mais intimista e localizado especificamente em casas. Diferentemente das varandas que conquistaram os prédios.

Pode se dizer que o alpendre é todo o espaço aberto que circunda a casa, se aproveitando do beiral do telhado da moradia, já a varanda pode ser entendida como o espaço que acompanha apenas a fachada da residência ou edifício.

Os alpendres, em geral, são espaços apenas para cultivar um jardim, brincar com as crianças e aproveitar a vista da rua, no clima interiorano. Enquanto que as varandas foram equipadas e ganharam múltiplas funcionalidades, como churrasqueiras, pias, fogões, mesas e cadeiras.

Leia mais sobre: LeroyMerlin

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Arquitetura&Construção

Casa AR

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter