• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: LP Arquitetos
  • Ano da elaboração: 2018
  • Localização: Santa Maria, RS – Brasil
  • Área do terreno: 760,00 m²
  • Área construída: 4.571,40m²
  • Fotografo: Vitor Ceolin

Localizado em uma pequena travessa do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, o Residencial Tom Jobim é um dos nossos mais icônicos projetos. A referida travessa possui quatro prédios, todos com um apartamento por pavimento, além de algumas casas, e o projeto não poderia fugir da vocação da região. A opção foi verticalizar a edificação ao limite, resultando em uma torre de 15 pavimentos de altura, 12 apartamentos e menos de 9 metros de largura.

O apartamento foi concebido no conceito de sacadas “fechadas”, uma antecipação ao fechamento de sacadas pós habite-se. Desta maneira o edifício está todo projetado dentro do ajardinamento, porém com uma solução de esquadria que permite transformar a área gourmet/churrasqueira, e parte da sala, em sacada. Assim, esquadrias de correr de 2 metros de altura com peitoril de 40 cm de alvenaria, se abrem sobre trilho triplo como uma sacada. A proteção é dada por um guarda corpo externo de alumínio e vidro, que dá proteção física, mas não tira a vista e luminosidade dos usuários. O apartamento, com 3 suítes (a principal com espaço para banheira), um estar íntimo e uma ampla área social, possui mais de 200 m² e uma ventilação e iluminação privilegiadas. 

Outro ponto valorizado é a vista para a cidades e o campo. Localizado em um ponto alto da cidade, as amplas esquadrias emolduram vistas e paisagens naturais que cercam a cidade. Todos os ambientes de permanência possuem espera para ar condicionado, incluindo a cozinha, bem como um local apropriado para as unidades externas, com discrição proporcionada por anteparos de proteção e fácil acesso para instalação e manutenção.

A área de lazer é um caso à parte. Localizada no segundo pavimento, possui um salão de festas amplo, um espaço para academia, além de uma área externa com terraço e uma piscina com ofurô e uma raia de mais de 15 metros.  As garagens, de 2 a 3 vagas por apartamento, ficam localizadas no subsolo, térreo e parte do 2° pavimento. O residencial Tom Jobim é facilmente visto a partir de um dos acessos da cidade, pela faixa nova de Camobi, e possui revestimento cerâmico em tons discretos, atemporais, transformando-se em um ponto de exclamação no panorama urbano da cidade.

Texto disponibilizado pela LP Arquitetos

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter