É notório que todos gostam de novas e boas experiências. Desta forma, por conta do dia do Arquiteto e Urbanista, trouxemos alguns fatores que despertam a adoração pela Arquitetura. Confira as razões para se encantar por Arquitetura.
– É uma área que sempre está em constante desenvolvimento
É impressionante o que a arquitetura evoluiu. Apesar de sabermos que o surgimento de várias tecnologias ocorreu muito antes disso, na última década observamos o estabelecimento da inovação, otimização e popularização de meios eficientes do segmento.
– A arquitetura diz muito sobre você
Assim como os metaleiros, arquitetos criam seu próprio círculo social, onde interagem e até mesmo procriam dentro deste nicho próprio (nosso caso). Existem ainda padrões comportamentais específicos, como observar o teto dos ambientes, criar teorias arquitetônicas que solucionariam problemas reais do mundo e tentar consertar geometrias estranhas no imaginário… Enfim, arquitetura é um estilo de vida!
– Arquiteto é respeitado
Muitos dos arquitetos aprendem a ver algo que a maioria das pessoas não veem. Essa “visão além do alcance” vale especialmente para visitas em suas residências… e eles sabem que não vão solucionar essa questão simplesmente lavando a louça ou arrumando a sala.
– Muitas vezes, somos nosso próprio chefe.
Está cada vez mais comum arquitetos se tornar empreendedores, notavelmente com a conectividade do mundo digital e as infinitas especializações que surgiram nos últimos anos. Nem sempre arquitetos trabalham com criações de projetos, atualmente existe nichos voltados a gerenciamentos, modelagens, compatibilizações, certificações, entre outras funções.
– É uma área que a Inteligência Artificial está distante, pelo menos por hora…
Estamos falando de uma área de criação e criação é uma função que muitas vezes não é replicável e, automaticamente, é muito mais difícil criar padrões para qualquer IA (Inteligência Artificial) dominar e exercer autoridade sobre. Desta forma, somos únicos e desenvolvemos coisas únicas.
– Loucura nem sempre é um problema
Muitas vezes as pessoas não esperam isso de nós, mas levam isso em consideração. Para nós, não existe uma caixa e muito menos precisamos pensar dentro dela… E esse é um dos motivos da existência de muita expectativa para o que somos capazes de desenvolver!
– Você conhece muitas pessoas e isso te ensina muito
Pessoas buscam arquitetos para progredir, seja na vida pessoal ou na profissional. Isso obriga o arquiteto estar preparado para esses momentos. Muitas vezes precisamos estudar e nos atualizar para conseguir suprir as demandas do nosso dia a dia e estar qualificado para conseguir suprir as expectativas das pessoas que confiam em nosso talento. E o mais incrível de tudo isso, somos procurados para construir sonhos e não para apagar incêndios!
– Poder ter uma vida sendo criativo
É muita ingenuidade achar que tudo que fazemos é algo legal… Assim como em qualquer coisa da vida, existem coisas que podemos classificar como “chatas” ou não tão legais. Porém, existe um lado extremamente prazeroso ligado a criação que muitas profissões não tem. E o mais interessante, essa criatividade é extremamente subjetiva, alguns à tem por formas, outros por funcionalidade, condicionantes ou por uma conexão que nos liga a outras pessoas.
Todos os elementos podem ser um combustível para um bom projeto.
– Para cada projeto, uma história diferente
Fazemos questão de que cada projeto exceda qualquer visão simplista que se pode ter. Queremos trazer vida, alegria e gerar impacto positivo na rotina para o usuário. Pode parecer abstrato e até mesmo pretensioso, mas esse querer é um ótimo combustível para qualquer arquiteto.
– Você tem a liberdade para se expressar em diversas forma
Talvez a liberdade em se expressar e expor isto em nossa profissão seja uma das coisas mais incrível que possamos ter. A Arquitetura muitas vezes te permite a transmitir diferentes mensagens e de diferentes modos, através de uma vestimenta, de um estilo próprio, de um desenho, de uma fala, de um gesto e por fim, de um bom projeto.
Gostou? Comente sobre!