• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: Coletânea Arquitetos
  • Ano da elaboração: 2023
  • Localização: Fortaleza, CE – Brasil
  • Fotografo: Leo Soares

Localizado em Fortaleza, no Ceará, este quartinho tem sua personalização percebida em cada cantinho. Desde a marcenaria, estampas, texturas e na decoração… o olhar se depara com detalhes únicos, minuciosos, que tornaram esse resultado verdadeiramente único, como o desejado.

E mesmo este quartinho de bebê tão completo revela por detrás de suas escolhas uma preocupação que vai muito além das necessidades atuais pois, afinal, as fases e vivências da infância se renovam com grande velocidade.

Durante as primeiras fases de vida de um neném a porta do quartinho fica mais vezes fechada que aberta, pois é necessário controlar o ar condicionado, limitar o acesso dos pets, evitar barulhos, enfim, os motivos são inúmeros, o que reforça a necessidade de contemplar a área de parede que fica por detrás da porta em projeto.

Ao decidir pela integração do quarto com a pequena varanda para ganhar amplitude buscou-se demarcar essa transição com um pórtico madeirado, numa solução que aquece o ambiente e traz um toque a mais de aconchego.

Nesse quartinho foi trabalhado um espelho retroiluminado, de corpo todo, com design autoral e formato mais “solto”, fundamental para a mãe conseguir se organizar ao entrar e sair do ambiente.

A marcenaria personalizada foi a responsável pela integração com a antiga varanda, nivelando o pilar para receber a cama e criando espaços extremamente funcionais. Além disso, aproveitou-se a volumetria do pilar para criar um pequeno baú por detrás da cabeceira, um pedido da nova mamãe para estocar os pacotes de fraldas recebidos no chá.

Foi optado pelo desenho do módulo da bicama estofado num azul marinho listrado com apoio lateral. Sua uma volumetria baixa, com curvas e cantos amoedados foi pensada para atrair o olhar de forma lúdica, evitando as temidas quinas vivas.

A cadeira que anteriormente fazia parte da composição da varanda da família foi reformada e recebeu pés de balanço para fazer parte da proposta do ambientes, fugindo das tradicionais poltronas de amamentação, foi escolhido por um modelo que agrega design e é sinônimo de conforto, indispensável para as longas noites (e dias) de amamentação.

Já na concepção da suíte, a necessidade de criar espaços de armazenamento eficientes norteou diversas escolhas ao longo do processo. Para otimizar as circulações e ganhar armários, reposicionamos o acesso ao banheiro, trazendo nele um destaque com o novo revestimento, num azul marcante que faz conexão com os tons do quartinho. A cor também surge nos móveis inferiores e superiores da marcenaria, envolvendo as portas ocultas ao redor da geometria do espelho. Na área do chuveiro, a ausência do box permite o manuseio seguro da banheirinha junto ao neném, que visualiza o papel de parede listrado no forro a partir do seu ponto de vista.

Texto disponibilizado pela Coletânea Arquitetos

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter