• Tipologia de Projeto: Institucional
  • Autor do projeto: Inplot
  • Responsável pelo Projeto: Bruno Amadeu
  • Equipe de Projeto: Bruno Amadeu, Livia Mance e Guilherme Moreira
  • Ano da elaboração: 2023
  • Localização: Suzano, SP – Brasil
  • Área construída: 4.890m²
  • Fotografo: Bob Nunes
  • Execução: Construtora Edan

Localizada no município de Suzano, região da Grande São Paulo, a Praça e o Poupatempo nascem em uma realização coletiva entre órgão público (Município de Suzano) e privado (Suzano Shopping), com o intuito de atender às necessidades dos moradores, área para uso da instituição (Poupatempo) e o acesso ao Shopping.

Pensando na melhoria da mobilidade urbana e na utilização do Shopping da região, ocorreu a parceria entre instituição pública e privada, com a elaboração de um projeto que agregasse valor para ambos os setores. Desta forma, foram efetuados setorizações e fluxogramas que viabilizaram a circulação dos pedestres por toda a área, desde a chegada pelo transporte público e a utilização da infraestrutura privada.

O programa de necessidades foi dividido em dois setores. O setor Institucional para o Poupatempo, com estrutura para comportar trinta postos de atendimento e autoatendimento, em uma área de 1.500m² e 1.000m² de área construída. E o setor público, com 6 vagas para parada de veículos públicos (vans) e locais para utilização pública, em uma área próxima de 3.390 m² e 220 m² de área construída.

Em ambos os setores, toda a circulação contempla saídas que ligam ao Shopping existente, levando o público aos seus acessos principais.

A volumetria é marcada por dois fatores. O primeiro, na construção do Poupatempo, pela preservação das características existentes na edificação do Shopping, em um plano horizontal em caixote. O segundo, na cobertura da Praça, marcando a leveza de uma construção.

Essa volumetria se funde com o paisagismo presente no local, caracterizado por árvores com grandes copas (nos seus futuros crescimentos) para criação de áreas de sombras para futuro uso público, tornando a praça um ponto de convívio.

A materialidade é expressada por elementos singulares como, as grandes esquadrias de vidro, chapas de ACM (alumínio composto) que percorre a edificação e os rodapés de granito corumbá que molduram as paredes da edificação do Poupatempo, na estrutura metálica e madeiramento da cobertura da Praça e nos desenhos lineares do piso externo de concreto intertravados de ambas as áreas.

Texto disponibilizado pela Inplot

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter