- Tipologia de Projeto: Residencial
- Autor do projeto: Tagir Fattori Arquitetura
- Arquiteto Líder: Tagir Fattori
- Responsáveis pelo Projeto: Thaís Suzin e Gabrielle Oss Correa
- Equipe de Projeto: João Vitor Hartmann, Guilherme Conte Rodrigues, Gabriela Volpato e Dionatan Bertelli
- Ano da elaboração: 2021
- Localização: Flores da Cunha, RS – Brasil
- Área construída: 2.500,68m²
- Fotografia: Marcelo Donadussi
O Pier 31 é um edifício residencial multifamiliar digno de uma cidade pequena, próspera e em vias de crescimento. O edifício localiza-se em um ponto alto da cidade de Flores da Cunha, no interior do Rio Grande do Sul – Brasil, um município que se destaca pela produção de vinhos e de mobiliários, equilibrando inovação e tradição.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Portanto, o Pier 31 não poderia ser muito diferente: o edifício foi concebido em um terreno relativamente estreito, com design contemporâneo e apenas quatro pavimentos destinados a apartamentos com plantas, em geral, tradicionais. O diferencial do projeto está justamente no design contemporâneo: inusitado para a região, mas ainda respeitando a escala urbana e trazendo pontualmente alguns elementos comuns à cultura da cidade para a fachada e interiores, como a madeira, a vegetação e o guarda corpo metálico. Além disso, por mais que as plantas tenham seguido uma configuração mais contida e tradicional, o Pier 31 trouxe dois produtos inéditos para a cidade: um apartamento de cobertura linear com vistas incríveis e dois apartamentos duplex enxutos de um dormitório, com janelas de pé-direito duplo que também aproveitam as vistas desse ponto alto da região.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
O edifício tem oito pavimentos: dois subsolos de garagem, um térreo com hall de acesso e uma ampla sala comercial dotada de mezanino, quatro pavimentos de apartamentos e um pavimento destinado à área técnica. No total, são sete apartamentos, sendo uma cobertura linear e dois duplex, e uma ampla sala comercial no térreo, compondo uma fachada ativa. Os apartamentos desfrutam de insolação leste e norte e foram dispostos de maneira a aproveitar melhor a visual proporcionada pela altitude da localização.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Com linhas retas e formas geométricas claras dignas de um design contemporâneo conciso, o edifício se destaca na paisagem urbana. A madeira e os detalhes em tom de azul remetem à calmaria de um cenário de um rio, lago ou mar, dando nome ao edifício. Tanto a madeira da fachada, quanto a vegetação presente no acesso, hall e cobertura trazem um pouco de aconchego ao design sóbrio do edifício, acionando a memória afetiva dos futuros moradores.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Por fim, o Pier 31 traz a essência da Flores da Cunha atual: o equilíbrio entre tradição e inovação.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Ficha Técnica:
- Incorporação: Pilar Incorporadora
- Engenharia: Andrey Moré
- Imagens Renderizadas: bw5
- Fabricantes: Dalmax Esquadrias, Doormax Portas, Durafloor, Portobello, Marin & Marin, Sapiens Ambientes Inteligentes, Lampadário, Ecotelhado, Manica Tintas, Metalúrgica Guarese, Atlas Schindler, Acqualuce, Eletro Marcon, Vanelli Materiais Elétricos, Concresul, Mineração Florense, Concretos Florense.
Texto disponibilizado pela Tagir Fattori Arquitetura
Gostou? Comente sobre!