Em parceria pelo BIG e a Goody Clancy Architects, o Hub de Inovação Empresarial é a mais nova estrutura da Universidade de Massachusetts Amherst, uma das trinta melhores escolas de negócios dos Estados Unidos. Confira mais sobre esse projeto.
Este é um projeto de reforma e ampliação de mais de 6.500 metros quadrados da Isenberg School of Management, o que praticamente dobra o atual espaço da escola para acomodar as crescentes demandas da instituição, a qual passará a contar com mais de 150 funcionários e 5.000 alunos de graduação, mestrado e doutorado. O BIG e a Goody Clancy foram contratados ainda em 2015 para projetar um edifício icônico que inspirasse e facilitasse a colaboração entre todos os alunos da escola.
Imagem: Laurian Ghinitoiu / Archdaily
Imagem: Laurian Ghinitoiu / Archdaily
Implantado no coração do Haigis Mall, próximo a entrada principal do campus, o edifício de cobre e vidro é o novo símbolo da Amherst. Os grandes elementos da fachada parecem empurrar uns aos outros como um dramático efeito dominó. O Hub de Inovação Empresarial, concebido a quatro mãos entre os arquitetos do BIG e da Goody Clancy, amplia a estrutura existente do edifício original construído em 1964, criando um amplo espaço de pé direito triplo que conecta e integra todos os espaços da escola. Este enorme espaço circular acolhe o novo programa de atividades da Escola, criando um edifício icônico que simboliza a transformação da Isenberg School of Management em uma das mais importantes instituições de ensino dos Estados Unidos.
Imagem: Laurian Ghinitoiu / Archdaily
Imagem: Laurian Ghinitoiu / Archdaily
Como uma metáfora da transformação da escola, os elementos de cobre do edifício se metamorfosearão ao longo dos anos, construindo uma arquitetura que também se reinventa com o tempo. Construída para perdurar e segundo rigorosos critérios de sustentabilidade, o edifício pretende receber em breve a certificação LEED Silver.
Imagem: Laurian Ghinitoiu / Archdaily
Ao longo do dia, o monumental espaço de encontro por trás da expressiva fachada de cobre se transforma de acordo com o movimento do sol. Feixes de luz e sombra atravessam o saguão para iluminar todos os espaços da escola criando uma atmosfera vibrante e aconchegante. Este amplo espaço luminoso foi concebido também para acolher os principais eventos da comunidade acadêmica como cerimônias, banquetes e feiras.
Imagem: Max Touhey / Archdaily
Imagem: Max Touhey / Archdaily
O Hub de Inovação Empresarial é um edifício leve e permeável por onde a luz atravessa livremente todos os seus espaços. Ele foi projetado para fortalecer e incentivar as interações pessoais, o trabalho em equipe e os encontros informais: poltronas encontram-se espalhadas pelos corredores, escadas se estendem para transformarem-se em arquibancadas e o mobiliário das salas de aula são flexíveis o suficiente para adaptar-se as mais variadas atividades. Nos pavimentos superiores encontram-se os laboratórios de inovação, salas de aula e salas dos professores.
Imagem: Max Touhey / Archdaily
Imagem: Laurian Ghinitoiu / Archdaily
A estrutura da Isenberg conta agora com um moderno sistema integrado que facilita diferentes formas de ensino à distância. Além disso, o centro de acompanhamento e desenvolvimento à carreira foi ampliado com mais quinze novas salas de entrevistas, além de outras tantas salas de conferências e salas de reuniões. Os novos espaços internos criados ao longo da nova estrutura fazem frente à um grande pátio central, um jardim onde os alunos podem se sentar ao sol e relaxar entre uma aula e outra.
Imagem: Max Touhey / Archdaily
Imagem: Laurian Ghinitoiu / Archdaily
Este grande pátio se conecta com o restante do campus por meio de dois caminhos perpendiculares que partem da praça central passando entre o edifício original e o novo Hub de Inovação Empresarial. Estas duas estruturas se fundem através de duas passarelas que parecem flutuar acima do jardim. Para quem vem de fora estas pontes de vidro e cobre se transformam em portais de entrada para o pátio enquanto que do lado de dentro elas criam uma continuidade visual que cerca e acolhe este aconchegante espaço de estar à céu aberto.
À noite, o Hub de Inovação Empresarial se transforma em um farol que ilumina a vida do campus e pulsa segundo o ritmo de suas atividades.
Leia mais sobre: Archdaily
Gostou? Comente sobre!