Projetado pela Foster and Partners, escritório renomado de Norman Foster, o Apple Park está localizado em Cupertino, na Califórnia – Estados Unidos. O campus tem espírito californiano: aberto e conectado à natureza e produto de uma colaboração notável. Sua paisagem e edifícios formam um todo integrado, são todos cercados por um parque fluente que aprimora os edifícios como locais de socialização, exercícios e trabalho. Confira mais sobre o Apple Park.
O Apple Park coloca as pessoas em seu centro, criando um local de trabalho ideal para criatividade, inovação e bem-estar contínuos. O campus tem espírito californiano: aberto e conectado à natureza e produto de uma colaboração notável. Sua paisagem e edifícios formam um todo integrado: o Ring Building, o Steve Jobs Theatre, o Fitness & Wellness Center, o Visitors’ Center e o South Parking são todos cercados por um parque fluente que aprimora os edifícios como locais de socialização, exercícios e trabalho. Flexível e voltada para o futuro, a arquitetura fica baixa em meio a árvores altas, extrai sua energia do sol e traz as vistas revigorantes e o ar fresco do parque através de suas fachadas de vidro. Inspirado por todos os esforços da Apple, ele foi projetado com um profundo cuidado com o meio ambiente, bem como com a empresa e sua equipe. O campus é alimentado por 100 por cento de energia renovável e é o maior edifício de escritórios com certificação LEED Platinum na América do Norte. O local de 71 hectares (175 acres) era anteriormente dominado por superfícies impermeáveis. Hoje, o espaço verde aumentou de 20 para 80 por cento, com mais de seis quilômetros (quatro milhas) de trilhas para caminhada e corrida. Existem agora mais de 9.000 árvores no local, incluindo carvalhos e pomares indígenas, além de prados, campos esportivos, terraços e um lago isolado.
Imagem: Foster and Partners
Imagem: Foster and Partners
A forma simples do Edifício Ring esconde uma imensa experiência e inovação. Compreende alguns elementos centrais: espaços comunitários de ‘cápsulas’ para colaboração, escritórios privados para trabalho concentrado e amplas passarelas envidraçadas – com as maiores folhas de vidro curvo já construídas – que permitem a conexão ininterrupta com a paisagem. Uma das estruturas de concreto pré-moldado mais avançadas do mundo, mais de 4.000 lajes, que se estendem por até 15 metros, compõem os pisos do Ring. Conhecidos como “lajes vazias”, esses elementos multiuso formam a estrutura e o teto exposto, incorporam aquecimento e resfriamento radiante e fornecem retorno de ar. Nos oito pontos do eixo cardeal, os átrios de altura total criam entradas comuns cheias de luz: espaços sociais que conectam o parque ao jardim interno. Quebrando esse ritmo, o Restaurante – uma praça do campus – ocupa todo o eixo nordeste do Anel. Seu refeitório de altura quádrupla e terraços ao ar livre incentivam a interação. O mais impressionante é que a fachada nordeste do restaurante pode deslizar silenciosamente. Enormes portas de vidro, com 15 metros de altura e 55 metros de largura, rolam sem esforço em trilhos abaixo do piso. Eles são os maiores de seu tipo já construídos e aumentam a sensação de paisagem que varre o edifício.
Imagem: Foster and Partners
Imagem: Foster and Partners
Imagem: Foster and Partners
Imagem: Foster and Partners
Vários outros edifícios fazem parte integrante da experiência no Apple Park: O Fitness & Wellness Center é um retiro de pavilhão na paisagem do Apple Park. Abordado pelo sul, parece um par de prédios leves de um andar; vidros amplos abrem salas de exercícios e tratamentos repletas de luz para o parque. Entre seus dois volumes, um bar de sucos serve bebidas saudáveis e petiscos em torno de um pátio sombreado por oliveiras.
Imagem: Foster and Partners
Imagem: Foster and Partners
Leia mais sobre: Foster and Partners
Gostou? Comente sobre!