Projetado pela A+ Arquitetura, o acesso ao Bondinho do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro tem, por sua importância histórica, cultural e afetiva para o Carioca, o projeto teve como premissa o respeito ao monumento natural, criando uma arquitetura leve, transparente e em harmonia com o contexto preexistente, entendendo-o como protagonista.
Antes, o embarque e desembarque dos usuários e visitantes do bondinho era feito através de tendas de plástico que comprometiam a qualidade espacial do local e transmitiam a impressão de algo provisório. A proposta visa potencializar o ponto turístico e valorizar o espaço público criando uma praça que reorganiza os fluxos de pedestres e veículos que trafegam na área.
imagem: André Nazareth
imagem: André Nazareth
Na praça há mobiliário urbanos para acomodar os pedestres, como bancos, bicicletários, iluminação e energia elétrica para eventos públicos pontuais. O acesso ao bondinho será feito através de uma cobertura em forma de malha reticular produzida em madeira laminada colada, para levar conforto e comodidade para os usuários do ponto turístico em dias de muita demanda.
imagem: André Nazareth
imagem: André Nazareth
Leia mais sobre: Archdaily
Gostou? Comente sobre!