- Tipologia de Projeto: Sanitários
- Autor do projeto: Victor Veiga Arquitetos
- Responsáveis pelo Projeto: Victor Veiga e Anna Raquel Rodrigues
- Ano da elaboração: 2022
- Localização: Brasília, DF – Brasil
- Área construída: 75,00m²
- Fotografia: Maurício Araújo e Edgar César
Para o desenvolvimento do projeto foram feitas análises cuidadosas a respeito da ocupação de um dos banheiros do Estádio Nacional de Brasília: a relevância urbana e cultural do sítio, estrutura pré-existente e principalmente a perenidade do espaço. Cada um desses aspectos se coloca de antemão ao conhecimento dos arquitetos: tudo já está ali, demandando apenas um esforço rigoroso de observação. Buscar compreender as implicações de cada um destes aspectos nas relações de uso e no processo de construção do projeto é fundamental tanto sob o ponto de vista técnico como conceitual.
Foto: Maurício Araújo
Foto: Maurício Araújo
Foto: Maurício Araújo
Idealizado para ser um ambiente simples e original, os lavabos públicos combinam linhas retas e volumes bem marcados, aliados ao uso de materiais minimalistas e sofisticados, flertando com tendências internacionais sobrepostas a uma base modernista brasileira. Livre de modismos o ambiente ganha personalidade se torna atemporal sem abandonar a preservação da identidade de Brasília.
Foto: Maurício Araújo
Foto: Maurício Araújo
Todo projeto foi pensado a fim de refletir e unir a beleza da cidade à monumentalidade da arena, sem deixar de ser um espaço humano. Trazendo para seu interior uma ambientação com mobiliários assinados por Willy Guhl, Sérgio Rodrigues e Joaquim Tenreiro, ícones do modernismo que valorizam e reforçam a expressão arquitetônica do espaço, além de uma galeria de fotografias da cidade clicadas pelo fotógrafo Maurício Araújo.
Foto: Maurício Araújo
Foto: Maurício Araújo
Logo na entrada um corredor de acesso com paredes revestidas em ladrilho preto cria uma atmosfera intimista e reservada que é imediatamente contrastada pelo interior, com um piso claro e paredes com revestimento branco no formato que remete aos tijolinhos das tesourinhas de Brasília. No interior os lavabos se revelam inusitados ao ter o teto livre com vista para a estrutura das arquibancadas, preservando a escala da construção e trazendo amplitude para o espaço, criando surpresa ao visitante. No centro do ambiente uma “caixa” revestida de preto demarca a área das cabines e faz o uso de uma iluminação indireta, que destaca o volume e ilumina a estrutura do estádio, uma espécie de sol. À esquerda uma grande bancada para o lavatório, feita em superfície de dekton com cubas brancas e torneiras pretas, sempre lançando mão do contraste, acima dela um grande espelho iluminado de fora-fora. Já na área das cabines, divisórias pretas em laminado estrutural, criando assim uma estética visual única, aliando sofisticação e resistência. No interior das cabines, bacias sanitárias e acabamentos brancos criam um ambiente reservado. Tudo isto aliado a uma iluminação difusa e focal, que realça a imponência do Estádio Nacional de Brasília e veste todo o projeto de arquitetura dos lavabos.
Foto: Edgar César
Foto: Edgar César
Fornecedores:
- Materiais de Acabamento: São Geraldo
- Mármores e Superfícies: Claramar
- Bancadas em Dekton: Cosentino
- Louças e Metais: Deca
- Pintura: Tintas Coral
- Espelhos: Inglass
- Mobiliário: Aquiles Gallery
- Quadros: Maurício Araújo
Texto disponibilizado pela Victor Veiga Arquitetos
Gostou? Comente sobre!