Lar do Samba

  • Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: ONNOARQ
  • Arquiteta Líder: Thaysi dos Santos
  • Ano da elaboração: 2022
  • Localização: Santo Amaro da Imperatriz, SC – Brasil
  • Área construída: 244,44 m²
  • Fotografia: Everson Martins

A concepção arquitetônica da Residência Lar do Samba teve como foco central os momentos a serem vividos nesta casa conectando com a essência dos clientes. Já com as filhas criadas, o casal está entrando em uma nova fase da vida buscando mais contato com a natureza e desaceleração, o marido é músico e toca em rodas de samba, com isso buscou-se conectar a arquitetura a momentos únicos.

O conceito de casa de campo foi a diretriz principal para a escolha dos materiais e estilo arquitetônico, com a predominância da madeira e tijolo maciço, resultou em uma combinação minimalista e pura, convidando o entorno a compor o cenário, por um lado as árvores existentes a nordeste e a oeste o pôr do sol visto da piscina.

As suítes e áreas sociais estão de frente para a grande parede de árvores existentes no terreno, poder conectar com um visual assim é fenomenal! Emoldurar a natureza é primordial para proporcionar ambientes únicos, trazendo de fora para dentro cenas que só a natureza proporciona.

De maneira intencional, a residência teve sua fachada principal voltada para dentro do terreno, aproveitando a vegetação existente e trazendo total privacidade aos clientes. A garagem foi fragmentada da casa, para proporcionar um percurso coberto com iluminação e paisagismo fazendo deste um caminho de transição que começa coberto e misterioso, terminando descoberto com um elemento surpresa: A casa vista de frente, imponente convidando a entrar.

A planta foi concebida com as áreas sociais e íntimas voltadas para a vegetação local e a leste, com as árvores auxiliando na temperatura e incidência solar. Já os ambientes de serviços estão situados atrás dos ambientes sociais e íntimos, na divisa com a fachada sul que também é divisa com o lote vizinho, já prevendo que futuramente terá uma nova casa e que essa fachada terá que proporcionar privacidade a todos.

Estruturalmente houve o desafio do varandão externo, sem o uso convencional de treliças, trazendo um visual mais limpo e amplo. O método construtivo adotado foi o misto, estruturas aparentes de madeira e concreto.

Texto disponibilizado pela ONNOARQ

Gostou? Comente sobre!

Tags: , , , , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter