Jardim de inverno

O jardim de inverno está presente em muitas casas aqui no Brasil, mas parece que lá fora ele é bem mais comum. Formado por um cômodo externo, mas anexo à casa ele pode ser várias utilidades ou poderá gerar alguns problemas também. Confira mais sobre o jardim de inverno.

Primeiramente, esse tipo de jardim surgiu em países muito frios, onde as baixas temperaturas são um empecilho para o cultivo de determinadas plantas nas áreas externas. A solução encontrada, portanto, foi levar um pouco de terra e algumas mudas para ambientes protegidos dos ventos e intempéries.

O resultado veio na forma de espaços anexados às residências, ao lado das salas, cozinhas, varandas e corredores. Assim, é possível desfrutar da beleza das folhagens mesmo em períodos de invernos rigorosos, sem se preocupar com os danos causados às plantas devido ao frio extremo.

Apesar de ter sido construído para regiões mais frias, é possível montar o jardim de inverno em regiões tropicais, como o Brasil. No país, esse tipo de jardim tornou-se uma opção muito popular, principalmente por moradores de ambientes menores, como apartamentos.

Além de deixar a casa mais verde e bonita, optar por um jardim de inverno em um país com temperaturas altas, como o Brasil, é uma forma de purificar e refrescar o espaço.

Tipos de jardim de inverno

Jardim de inverno vertical

É uma opção para quem quer utilizar uma parede como apoio. Os jardins verticais são solução para quem não tem muito espaço para aproveitar. Assim, você economiza espaço e embeleza uma parede.

Jardim de inverno aberto

Esse tipo de jardim pode ser montado ao ar livre, sem fechamentos. Nesse tipo de jardim, não há paredes ou apoio para as plantas e elas crescem de forma livre. Uma opção é utilizar claraboias.

Jardins para espaços pequenos

O jardim de inverno para ambientes menores também é bem-vindo. Você pode optar por colocá-lo embaixo da escada ou até mesmo na cozinha. São variadas as opções.

Vantagens do jardim de inverno

Como se não bastasse a variedade de formas, cores e texturas proporcionada por plantas de diferentes espécies, ter um jardim de inverno também traz bem-estar e benefícios à saúde dos moradores. Entenda melhor a partir das vantagens que listamos a seguir.

Baixo custo

Montar um jardim de inverno é uma solução econômica para valorizar os ambientes residenciais. Os gastos para executar um projeto são menores quando comparados à construção de hortas ou canteiros externos. Sua manutenção também é de baixo custo e consiste, basicamente, em simples trabalhos de poda, rega e aplicação de adubo.

Mas se você optar por sistemas de irrigação mais diferenciados e automatizados, o custo de instalação do jardim pode aumentar um pouco mais. Por isso, é importante analisar o investimento antes de optar por um jardim mais moderno, automatizado.

Conforto térmico e acústico

As plantas naturais têm a capacidade de reter água em suas raízes. Dessa forma, ajudam a manter os níveis de umidade adequados e contribuem para o controle da temperatura. Algumas espécies ainda filtram e purificam o ar, absorvendo toxinas e criando uma atmosfera mais saudável.

Aproveitamento de iluminação natural

Construir ou aproveitar um anexo para a instalação de um jardim de inverno melhora a qualidade da iluminação dos cômodos mais próximos. Afinal, como dissemos, esse tipo de projeto costuma ter ligação com a área externa a partir da cobertura ou de paredes envidraçadas.

O resultado é uma maior quantidade de luz solar adentrando a residência. Essa claridade natural propicia o desenvolvimento das plantas e alegra os ambientes. Além disso, ao longo do dia, promove economia de energia elétrica, por reduzir a quantidade de lâmpadas acesas.

Leia mais sobre: Finger

Gostou? Comente sobre!

Tags: , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter