Imagine se fosse possível um médico do século XIX entrar em uma sala de cirurgia de um hospital dos dias atuais. Provavelmente, ele ficaria perdido em meio aos aparelhos tecnológicos, às novidades de diagnóstico e às técnicas desenvolvidas pela medicina ao longo desse período.
E se um profissional da construção civil dessa mesma época visitasse um canteiro de obras atual? O choque seria tão grande? É claro que a construção civil desenvolveu tecnologias para tornar possível construir grandes empreendimentos em menor tempo, mas, de modo geral, o trabalho do engenheiro ainda é bastante baseado na análise subjetiva.
As inovações na construção civil se apresentam enquanto soluções que facilitam o trabalho no canteiro de obras, por meio de ferramentas, técnicas e materiais que otimizam o processo construtivo e o resultado final como um todo. As iniciativas ainda buscam resolver questões que aperfeiçoam a produtividade e garantem a sustentabilidade no setor. Confira
Papel da inovação na construção civil
Assim como em qualquer outro negócio, a inovação é o que garante a sobrevivência e a renovação das empresas na construção civil. Ao longo da história, temos exemplos de como a tecnologia se desenvolveu e permitiu um salto de evolução na engenharia.
As máquinas que perfuravam o solo para a construção de túneis por onde passariam os vagões do metrô de Londres permitiram que esse meio de transporte público fosse adotado em todo o mundo. A invenção dos superguindastes permitiu que construções mais altas fossem feitas de forma mais rápida.
No século XXI, a necessidade de integrar tecnologia e inovação à construção civil tem revolucionado a forma de trabalhar no canteiro de obras, que hoje conta com materiais diferenciados e ferramentas que têm como benefício a otimização da produtividade.
Hoje, já é uma realidade o uso de drones e materiais sustentáveis, dispositivos que facilitam a idealização de um projeto ou soluções para o acompanhamento do cronograma de obras.
Todos esses fatores fazem com que o canteiro ganhe dinamicidade, produtividade e agilidade, resultando em uma entrega mais próxima do projeto.
Importância das inovações tecnológicas
A importância do uso dessas ferramentas e plataformas é tornar ainda mais profissional a gestão de tudo o que cerca o dia a dia de uma construção.
Boa parte das horas de trabalho de um profissinal em um canteiro de obras é gasta com controle de entrada e saída de material, cálculo de perdas e desperdícios, gerenciamento de problemas de pessoal e produtividade da equipe, resolução problemas com fornecedores ou efetivação de pagamentos.
Ou seja, a maior parte do tempo é destinada a atividades operacionais, que poderiam ser, simplesmente, automatizadas, possibilitando ao engenheiro empregar melhor o seu tempo de trabalho, tomando decisões estratégicas para economizar recursos, ou gerenciar melhor o tempo de produção de cada etapa ou atividade do projeto.
Inovações que cooperam com a construção civil
O campo da construção civil já passou por diversas transformações ao longo do tempo, e as mudanças tendem a crescer. As principais inovações dentro da construção civil acontecem na reutilização de recursos, como forma sustentável e econômica, e gestão e controle dos projetos.
Imagem: Internet
Impressão 3D para maquetes
O uso de impressão 3D é uma das principais potências para o crescimento do setor. O desenvolvimento de uma maquete, que antes demandava muito tempo e despesas altas, é facilitado com a utilização da ferramenta.
Com a tecnologia de hoje, é possível imprimir projetos 3D com mais de 30 opções de matéria-prima e mais de 4 mil combinações de cores. Além disso, quando esse tipo de impressão começou a se popularizar, era possível imprimir somente partes da maquete; hoje, já podemos encontrar máquinas que imprimem integralmente, agilizando ainda mais o serviço.
Ferramentas para gestão de projetos e obras
Ainda hoje, é comum que as informações sejam anotadas manualmente em planilhas, o que pode causar complicações ao acompanhamento rigoroso que é necessário no canteiro da edificação.
Por isso, esse talvez seja o grande diferencial de um projeto modernizado em relação ao de décadas atrás. Mesmo que as tarefas burocráticas ainda façam parte do trabalho de um profissional, essa realidade vem mudando por meio das soluções para gestão de projetos.
Uma plataforma de gestão de projeto é capaz de controlar diversos processos de um projeto e todos esses pontos podem ser gerenciados em uma mesma tela. Além disso, cada gestor envolvido pode acessar os dados em tempo real e de qualquer lugar.
Essas ferramentas ajudam o profissional a coletar, organizar, compartilhar e visualizar as mais diversas informações geradas nas etapas de uma construção. Assim, a tomada de decisão acontece em um período mais curto e com menor uso de recursos.
Uso da tecnologia BIM
A inovação do BIM (Building Information Modelling) é a possibilidade de oferecer ao cliente uma ideia mais palpável do que será feito com o processo de construção por meio de ilustrações 3D, maior integração entre todos os projetos de uma construção, edição simultânea, organização de dados e uso da inteligência artificial para melhor visibilidade de dados e indicadores da obra.
A introdução de tecnologias como essa na construção civil não pode ser vista como algo isolado. A tendência para os próximos anos (e décadas) é de um ingresso cada vez mais significativo da tecnologia nos mais diversos tipos de projetos. As variadas ferramentas devem tornar as tarefas do profissional cada vez mais automatizadas, para que ele possa, de fato, se dedicar à gestão da obra.
Para o futuro nada distante, é possível que o BIM facilite o uso de softwares que investem na Inteligência Artificial e da Internet das Coisas na indústria da construção civil, ao facilitar a leitura da modelagem de um projeto.
Imagem: Internet
Obra sustentável
Algumas inovações na construção civil podem dar melhores condições de sustentabilidade às obras. É importante citar práticas como o reaproveitamento de água nos canteiros de obras, que otimiza o uso deste recurso para limpar equipamentos e diminuir o risco de alagamentos.
A energia solar é outra medida que pode ser usada desde a construção. Além de ter baixo impacto ambiental, essa fonte de energia sustentável pode dar um diferencial competitivo, que colocará a construção sob um novo patamar frente aos compradores.
Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma iniciativa que pretende ir além do que já existe off-line e apresenta novos elementos virtuais que interagem com o que é real. Essa ferramenta pode facilitar a união de projetos arquitetônicos com as construções e, consequentemente, diminuir a possibilidade de falhas.
Sensores mais inteligentes
Nos dias de hoje, sensores são utilizados para manter a segurança do canteiro de obras ou de um edifício, por exemplo. No entanto, é perfeitamente possível imaginar que essa tecnologia seja empregada em outros pontos.
Na questão da segurança do trabalho, os sensores podem “medir” se há risco de queda em um andaime, por exemplo. Mas, talvez, a melhor aplicação dessa inovação seja no aspecto de automatizar alguns processos corriqueiros da construção civil, como a medição do nível de concreto utilizado durante a concretagem de uma área.
O uso de sensores em casos como o do exemplo acima tem como consequência garantir maior economia de recursos e materiais em uma obra, além de possibilitar maior precisão em todas as fases do processo de construção.
Utilização de drones
Os drones já são usados por empresas brasileiras que buscam medir o andamento de obras e chegar a locais de difícil acesso para fazer vasculhamento. Com isso, são reduzidos os custos com o uso de aeronaves para conseguir imagens aéreas das construções.
Além disso, o futuro ainda aponta para iniciativas que visam até mesmo à pintura de edificações com auxílio do equipamento. A divisão de pesquisa e desenvolvimento da Disney já apresentou um protótipo que é capaz de pintar paredes, com o objetivo de substituir a necessidade de andaimes e escadas em grandes projetos.
Imagem: Internet
Sustentabilidade e a produtividade: os pilares da construção civil moderna
Se fosse possível apostar em ao menos duas tendências de inovações na construção civil, não poderíamos deixar de falar da produtividade e do impulsionamento da sustentabilidade. Essas duas tendências guiam as principais iniciativas tecnológicas do setor.
A preocupação com soluções sustentáveis surge de problemas como o grande volume de resíduos que é gerado nas construções, além de ser uma preocupação da nova geração e, portanto, do novo público das construtoras.
Por isso, as empresas precisam se adaptar a medidas como reutilização de recursos e economia de energia. Os negócios sustentáveis ainda chamam a atenção dos clientes, cada vez mais preocupados com a minimização do impacto ambiental.
A dificuldade para o aumento da produtividade também é outro fator relevante ao setor diante da necessidade de otimizar a utilização do espaço, o uso de ferramentas e o trabalho dos colaboradores. Sendo assim, nos próximos anos, as tecnologias capazes de aperfeiçoar o resultado entregue na cadeia produtiva devem ser aprimoradas com o auxílio de softwares e programas específicos para otimização e extração de dados.
Gostou? Comente sobre!