- Tipologia de Projeto: Hospitalar / Saúde
- Autor do projeto: Redora Arquitetura e Sarnelli Arquitetura
- Ano da elaboração: 2020
- Localização: Curitiba, PR – Brasil
- Área construída: 4.800,00m²
- Construção: RAC Engenharia
- Projetos Complementares: JS Engenharia
- Projeto de Climatização: Enclimar
- Projeto de Elétrica: Lumicenter Lightning
- Fotografia: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
O edifício de oncopediatria do Hospital Erasto Gaertner, conhecido como “Erastinho”, é a primeira unidade de saúde do Brasil a receber a certificação internacional LEED for Healthcare, sendo com esta o primeiro da América Latina a ingressar na categoria Gold. O alinhamento de ideais entre a equipe de arquitetura e a Instituição, juntamente com o propósito de oferecer à comunidade o primeiro e melhor hospital oncopediátrico do sul do Brasil, resultou em um espaço projetado com 4.800m² de área construída, mais de 1.000m² de área externa para convivência.
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Os brises horizontais nas fachadas, aplicação de cores claras nos acabamentos internos e otimização dos recursos para ventilação e iluminação naturais, foram algumas das estratégias de arquitetura para otimizar os recursos naturais, o que culminou em uma economia de 25% no consumo de energia.
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Nesse sentido, o projeto foi norteado pelos conceitos de Biofilia, Design baseado em Evidências e Wayfinding. Além disso, os espaços foram pensados para uma maior capacidade de restauração e relaxamento e, apesar do complexo programa de necessidades em uma estrutura pré-existente, o edifício conta com uma implantação estratégica e tem sua fachada principal ao norte recebendo grande incidência de luz solar e emoldurando a paisagem.
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
O acesso principal ao Erastinho acontece por um lobby projetado com pé-direito triplo que se impõe como elemento de orientação. Nesse espaço térreo, elevadores panorâmicos, com vista para o lobby e para a área externa, fazem a interligação com os demais pavimentos do edifício além de acomodar os espaços destinados ao convívio social – áreas de estar, cafeteria e lounges – e aos serviços de recepção e triagem. Após passar pelo lobby principal, temos acesso a área destinada ao atendimento ambulatorial e as respectivas áreas de espera tematizadas por idade tais como espaço kids, espaço juvenil e espaço adulto, consultórios, salas de quimioterapia de curta e longa duração, salas de orientação a pais e pacientes, além de todo o apoio a essas atividades.
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Logo acima, no pavimento intermediário, fica a área destinada aos quartos de internação com espaços lúdicos como brinquedoteca, sala de descanso para os familiares e sala para desenvolvimento de atividades de recreação. No terceiro e último pavimento encontram-se as áreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) e Centro Cirúrgico, além de um solarium descoberto que funciona como área de descompressão para os pacientes, familiares e colaboradores. Todos os leitos de UTI e TMO são apartamentos privativos, proporcionando mais conforto, privacidade e possibilitando que os familiares sejam parte efetiva do tratamento.
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Por fim, com toda aplicação de metodologias e conceitos, a arquitetura representa, de forma edificada, os valores da Instituição cuja missão é combater o câncer com humanismo, ciência e afeto.
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Forcenedores:
- Concreto: Supermix
- Estruturas Metálicas: SH Estruturas
- Produtos para Fixação de Estruturas Metálicas: Grupo Hard
- Soluções em Cercamentos, telas e gradis: Total Telas
- Produtos para Iluminação: EletroEngel
Foto: Ronaldo Azambuja
Foto: Ronaldo Azambuja
Texto disponibilizado pela Redora Arquitetura
Gostou? Comente sobre!