• Tipologia de Projeto: Corporativo
  • Autor do projeto: Nathalia Lorena Arquitetura e MDH.arq
  • Profissionais Responsáveis: Nathalia Lorena e Fernando Milan
  • Ano da elaboração: 2023
  • Localização: Barueri, SP – Brasil
  • Área construída: 680,00m²
  • Paisagismo: Pacová Paisagismo
  • Engenharia Civil: Pel Engenharia
  • Marcenaria: Rac Marcenaria
  • Marmoraria: GC Mármores
  • Fotografo: Erico Botteselli

O projeto para a expansão da sede de uma multinacional que atua na área de produtos hospitalares teve como premissa a adequação e unificação de uma laje corporativa de 680m², anteriormente setorizada em quatro módulos distintos.

As múltiplas atividades exercidas no dia a dia da empresa resultaram na ocupação do espaço com diferentes escalas e proporções, divididos em três macro ocupações: social, logística e escritório.

Para o setor social, vinculado à entrada, foi proposto um salão generoso de aproximadamente 100m², que funciona como foyer de recepção e eventos, desmembrando-se para os demais programas abertos ao público: showroom, auditórios, sala de gravação e estúdio.

O setor de logística, com acesso restrito, ocupa aproximadamente ¼ do espaço, destinado para as atividades de oficina, suporte técnico e área de estoque.

Já a metade restante da laje é destinada ao setor do escritório. Esse espaço parte da ocupação de um núcleo unificado, destinado às mesas de trabalho, sem nenhuma divisória ou setorização física. Dessa forma, garantimos a luminosidade adequada para todo o ambiente. O único elemento que divide o espaço faz referência ao conceito de fachada ativa: um volume central de marcenaria que, para além de uma simples divisória, cumpre também o papel de bancada de apoio para a copa, lockers e bancada de impressoras. Permeável ao olhar, duas grandes janelas localizadas nas extremidades desse volume integram visualmente os espaços, garantindo a privacidade necessária, tendo como filtro o elemento paisagístico.

Por se tratar de uma empresa que comercializa produtos hospitalares, buscamos atribuir ao projeto um conceito de sobriedade e neutralidade. Tons de cinza que fazem contraponto aos tons terrosos e a presença da madeira em tom médio, sempre vinculada ao paisagismo, predominantemente de verde intenso.

Fabricantes: Securit, Alberflex, Abatex, Reka Iluminação, Lumini, Fernando Jaeger Design, Branco.Casa, Benji Home, Teto Móveis, Selvvva, André Carvalho Design, Casa Renê, Vladimir Boniconte, Diamond Stone, Willer K, Magiporta.

Texto disponibilizado pela Nathalia Lorena Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter