As festas de Ano Novo espalhadas pelo Brasil e pelo mundo são incríveis! A simbologia da virada inclui diversas decisões como: o que vestir, comer, beber e onde você estará quando a contagem regressiva começar.
E, cada país também tem suas superstições para a hora da virada, como pular as 7 ondas do mar, comer uvas ou lentilha, entre outras. Mas já pensou em passar o Réveillon em um local rodeada de boa arquitetura? Confira essas dicas sobre locais para aproveitar a festa da virada e a arquitetura.
Rio de Janeiro, RJ
O Rio de Janeiro já é conhecido pelos fogos de artifícios de ano novo, onde somam mais de 15 minutos de duração. O estado registra desde 1996 o maior número de pessoas celebrando o novo ano, somando mais 3 milhões.
Além da festa de fim de ano, o Rio possui diversos pontos turísticos para serem visitados, como: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã e as famosas Praias da Zona Sul (Ipanema, Copacabana, Leblon, entre outras).
Salvador, BA
Imagem: O Globo
Salvador é o segundo destino mais procurado para as festas de final de ano no Brasil. A cidade costuma preparar toda a estrutura para as festas típicas do ano.
As ruas de Salvador são repletas de histórias e pontos turísticos, entre elas: O Elevador Lacerda, o Largo do Pelourinho, a Praça da Sé, diversas igrejas históricas (entre elas a Igreja Senhor do Bonfim) e a Praia com o Forte de Santo Antônio da Barra. Além disso, a cidade de Salvador tem muitos outros atrativos, entre culturais, históricos e gastronômicos.
Imagem: Tripadvisor
Imagem: Tripadvisor
Imagem: Vou na Janela
Ouro Preto. MG
Imagem: Estado de Minas
A cidade Localizada a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é uma ótima pedida para passeios de bate e volta e também para dias de intensa imersão da história e arte do Brasil. A cidade respira o período colonial brasileiro e andar por suas ladeiras nos leva direto ao século XVIII, quando a corrida do ouro tomou força e a cidade se tornou uma das mais importantes do país. É um destino que os mineiros gostam de frequentar durante os feriados e, embora não seja um destino tão popular para o Ano Novo, pode ser uma boa ideia para quem deseja fazer algo diferente e curtir uma cidade charmosa.
Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Além disso suas igrejas se tornaram particularmente célebres, muitas delas ricamente decoradas e de superlativa importância artística e histórica, onde se incluem, por exemplo, as igrejas de São Francisco de Assis, a Matriz do Pilar, a Nossa Senhora do Carmo, entre outras. A cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Aleijadinho, etc. onde são encontradas diversas pedras preciosas.
Recentemente, Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras, numa eleição organizada pela revista Caras e o banco HSBC.
Imagem: Guia de Destino
Imagem: Guia de Destino
Imagem: Guia de Destino
Balneário Camboriú – SC
Imagem: Internet
Balneário Camboriú costuma receber muitos turistas (cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas todos os anos na região) nas viradas de ano, a cidade se transforma com luzes, cores e sabores à beira mar.
Além de praia que possibilitam passeios ótimos como o Barra Sul, Barro Norte, o local possui o Complexo Cristo Luz, o Deck do Pontal Norte e a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, evidenciando a arquitetura colonial.
Imagem: Internet
Imagem: Internet
Imagem: Internet
Manaus – AM
Imagem: Amazonas Atual
Situada no coração da Floresta Amazônica, Manaus oferece festas brilhantes durante o ano inteiro, atraindo turistas de todas as partes do mundo. O Réveillon de Manaus é muito intenso, onde costuma receber mais de 300 mil turistas para as festas públicas e privadas.
Os shows e queimas de fogos acontecem em diversos pontos da capital do Amazonas, fazendo a cidade pulsar com tanta agitação. Mas, além disso, a cidade possuí muita história e pontos turísticos para se visitar. Exemplo disso, é o centro histórico da cidade, o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, entre outros.
Além de história, Manaus possui ambientes naturais exuberantes e uma culinária muito aguçada.
Imagem: Pinterest
Imagem: Portal Amazônia
Imagem: Portal Gazeta Amazônia
Gostou? Comente sobre!