Colégio Positivo Internacional

  • Tipologia de Projeto: Institucional
  • Autor do projeto: Antonio Abrão Arquitetura
  • Arquiteto Responsável: Antonio Abrão
  • Equipe de Projeto: Andréia Ferrari, Andressa Kreusch, Carolina Henares, Victor Escorsin
  • Ano da elaboração: 2013
  • Localização: Curitiba, PR – Brasil
  • Área do terreno: 5.000,00m²
  • Fotografo: Nelson Kon
  • Responsável pela Execução: Ferreira Filho

O colégio foi implantado dentro do campus da Universidade Positivo, aproveitando toda a infraestrutura esportiva, cultural e de laboratórios disponível. 

O programa se organiza através de um monobloco linear, com estrutura em concreto, onde estão alocados as “funções tipo” – salas de aula e laboratórios e um volume irregular, em estrutura metálica, que abriga as “funções singulares” – como biblioteca e administração. O pátio coberto, é o elemento principal, articulador dos setores e o grande espaço de convívio dos alunos.

Visto do exterior, o Colégio é um prisma regular de ângulos definidos que parece impermeável. Ao se aproximar do edifício as empenas suspensas do chão se abrem ao fluxo dos pedestres, integrando interior e exterior.

Na entrada no colégio, uma marquise de formato triangular evidencia o acesso e estabelece a transição e acolhida para os alunos que são conduzidos ao pátio coberto que organiza e distribui os fluxos.

A permeabilidade visual é explorada sempre que possível, integrando o microcosmo do colégio ao conjunto da universidade, através das peles de vidro e principalmente dos painéis de vedação em telhas metálicas perfuradas. Os painéis permitem a conexão visual com os espaços externos, ao mesmo tempo que maximizam a ventilação e iluminação natural, reforçada também pelo zenital do jardim interno. O uso de cores quentes, em tons de amarelo, laranja e vermelho, conferem identidade ao edifício e estimula as percepções sensoriais das crianças.

Alinhado à filosofia ambiental da instituição e buscando inspirar os seus alunos, o partido adota várias estratégias sustentáveis: aproveitamento dos platôs existentes para implantação do edifício minimizando o impacto e movimento de terra no local, gestão de resíduos na obra, correta orientação solar com salas voltadas para o norte, ventilação cruzada, aproveitamento da luz natural através de zenital, proteção solar com brises, seleção de materiais, consumo sustentável de água, reaproveitamento de águas pluviais, eficiência energética, luminárias inteligentes, conforto térmico, visual e acústico, paisagismo com espécies nativas, entre outros. O colégio foi o primeiro edifício de ensino no Brasil a receber a certificação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – nível Ouro.

Texto disponibilizado pela Antonio Abrão Arquitetura

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