Após levantar a parede, muitas vezes pensando na etapa de revestimentos e acabamentos finais da alvenaria. Porém, como fazer para deixá-la pronta para receber esses tipos de acabamentos? Independentemente do acabamento (pintura, gesso ou cerâmico), é imprescindível executar todos os processos que antecedem essa etapa. Dentre elas, está o chapisco, o emboço e o reboco.
O chapisco é uma mistura de água, areia e cimento, que faz parte da primeira etapa de finalização da alvenaria e é um processo fundamental para garantir a segurança e a melhor aderência do emboço e do reboco.
Entre os chapiscos, destaca-se o chapisco tradicional (argamassa de boa fluidez), chapisco colante (maior consistência), chapisco rolado (aplicado com rolo de pintura) e chapisco com brita (funcional para área externa).
O emboço é uma camada de argamassa aplicada sobre o chapisco. Sua base é feita com água, cimento e areia grosso e sua principal função é a vedação e regularização da superfície, além de proteger a edificação, evitando a penetração de agentes agressivos.
Já o reboco é a última camada de argamassa (água, cimento e areia) para a preparação da alvenaria, deve ser fina e pastosa.
Esta etapa tem como função deixar a superfície regular. Após seu tempo de secagem, a parede poderá receber acabamentos como pintura e demais revestimentos.
Leia mais sobre: Construindo Casas