- Tipologia de Projeto: Residencial
- Autor do projeto: 252 Arquitetura
- Profissional Responsável: Gabriela Oliveira
- Equipe de Projeto: Gabriela Oliveira e Aline Alberto
- Ano da elaboração: 2022
- Localização: Xandri-Lá, RS – Brasil
- Área construída: 436,86m²
- Fotografia: Ricardo Ourique
A Casa Vulcano está localizada em um condomínio do litoral gaúcho. O projeto foi desenvolvido com a proposta de trazer conexão com a natureza aliada com a contemporaneidade das casas de alto padrão. A residência possui cinco suítes e um amplo living que integra todo espaço e se conecta com o lago ao fundo do lote, tornando-se um lugar perfeito para receber amigos e familiares.
Foto: Ricardo Ourique
Foto: Ricardo Ourique
Foto: Ricardo Ourique
A vista privilegiada para o lago e para a Serra foi um dos partidos para esse projeto, o living serve como elo entre a porta principal e o lago, possibilitando a contemplação do mesmo desde a entrada na casa. As grandes aberturas emolduram a paisagem e possibilitam maior iluminação e ventilação natural.
Foto: Ricardo Ourique
Foto: Ricardo Ourique
Foto: Ricardo Ourique
Na área externa, a piscina foi estrategicamente projetada para se integrar ao lago, fazendo composição com o entorno, como se ela fosse abraçada por ele.
Foto: Ricardo Ourique
Foto: Ricardo Ourique
Foto: Ricardo Ourique
Outro ponto importante no desenvolvimento do projeto foi maximizar a integração dos ambientes sem perder a privacidade necessária nas áreas íntimas, visando trazer leveza para a residência. O concreto aparente com bordas chanfradas traz esse ar de leveza para as fachadas. Já no interior da casa, a escada flutuante cumpre esse papel, promovendo uma transição suave entre o espaço de vivência e área íntima, criando uma atmosfera elegante e sofisticada.
Foto: Ricardo Ourique
O uso de pedras naturais e as aberturas zenitais reforçam a ideia de conexão com a natureza. A Pedra Vulcano, elemento que deu partido ao nome do projeto, vem como um símbolo de renovação e reconexão com o eu interior. Extraída na serra gaúcha, a rocha Vulcano originou-se de pequenas erupções de lava vulcânica há milhões anos e a sua formação se tornou uma representação do poder da criação e da restauração da natureza.
Foto: Ricardo Ourique
No térreo o foco é a interação social. A partir disso, foi criado um amplo living com pé direito duplo composto por áreas de estar, jantar, jogos e cozinha gourmet. O pavimento também conta com uma cozinha de apoio e uma suíte de hóspedes que se comunica com o restante do ambiente, mas mantém uma forma mais privativa. Grandes portas de vidro escamoteáveis possibilitam a abertura do espaço para a área externa, proporcionando maior integração.
Foto: Ricardo Ourique
No pavimento superior concentra-se a área íntima da residência. O mezanino conecta as quatro suítes e faz a transição para o espaço privativo. A posição solar privilegiada do lote, aliada com uma ampla sacada, permite a entrada do sol da manhã e a contemplação do pôr do sol nas três suítes voltadas para o lago. Na suíte 01, que possui vista para a rua, foram utilizados brises de madeira que, além de compor a fachada, promovem maior privacidade ao ambiente, mantendo a ventilação natural.
Foto: Ricardo Ourique
A acessibilidade também foi um ponto importante para concepção da edificação. Para isso, foi projetado um elevador conectando os dois pavimentos de forma estratégica para manter a discrição e privacidade que a área intima necessita.
Texto disponibilizado pela 252 Arquitetura
Gostou? Comente sobre!