• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: Tagir Fattori Arquitetura
  • Responsáveis pelo Projeto: Tagir Fattori e Thaís Suzin
  • Equipe de Projeto: João Vitor Hartmann, Guilherme Conte, Gabriela Volpato e Dionatan Bertelli
  • Ano da elaboração: 2022
  • Localização: Gramado, RS – Brasil
  • Área construída: 507,71m²
  • Fotografia: Marcelo Donadussi

Localizada em Gramado, na Serra Gaúcha, dentro do condomínio Aspen Mountain. O local de implantação se situa em um terreno cercado de árvores, lagos e riachos. No terreno de 800m² uma residência de 500m² se mescla com o terreno e seu entorno.

A casa RR se constitui de 3 pavimentos. São eles a garagem, social e íntimo. O primeiro pavimento fica a garagem de veículos, adega, dormitório extra e acesso secundário a residência. No segundo pavimento fica o acesso principal da casa, onde acontece a rotina diária da residência, estar televisão, lareira, jantar, cozinha e espaço gourmet e sua relação com o terrenos e terraços. No terceiro pavimento ficam localizados os dormitórios, são três suítes e dois terraços panorâmicos.

A serra gaúcha, especialmente, Gramado se notabiliza pelo uso de materiais locais para a constituição de suas obras. A pedra de basalto e a madeira são recorrentes. Na casa RR isso foi usando externamente e internamente. A pedra basalto aparece em 60% da fachada, ela toca o solo em alguns volumes, conectando a edificação ao solo e a terra, a percepção que se tem é que os volumes de pedra basalto sempre ali estiveram, outros elementos adjacentes e superiores arrematam e finalizam a volumetria da casa. Dessa maneira, estes blocos de pedra recebem no pavimento térreo e inferior, prismas e planos de concreto armado aparente e no pavimento superior um volume retangular rebocado, texturizado e pintado. Com isso identificamos a hierarquia dos espaços internos. Os volumes inferiores de garagem e instalações que sobem e formam o pé-direito duplo do espaço do estar lareira, mais a área de cozinha e lavanderia. O concreto aparente forma a sala de TV e espaço gourmet. O reboco texturizado e com esquadrias marcadas por frisos marca os dormitórios.

Tanto na área social como na íntima, a casa proporciona contato visual e acesso direto com a área externa através de decks, terraços e sacadas. É possível sair através de decks em contato do solo, sacadas que possibilitam visuais do bucólico cenário serrano e terraços que parecem penetrar na mata nativa.

As aberturas em PVC preto são bastante generosas em dimensão e quantidade. Elas  recortam os planos verticais e emolduram o espaço externo povoado por verde e araucárias, árvore típica da serra, a sensação é de sempre estar observando um quadro ou fotografia em tempo real.

Ficha Técnica:

  • Engenharia: Mauricio Caberlon Engenharia
  • Gerenciamento da Obra: Rodrigo Fachini
  • Hidrossanitário: Alexandre Viel
  • Elétrico: Douglas Rossi

Texto disponibilizado pela Tagir Fattori Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter