- Tipologia de Projeto: Residencial
- Autor do projeto: Tagir Fattori Arquitetura
- Responsáveis pelo Projeto: Tagir Fattori e Thaís Suzin
- Equipe de Projeto: Gabriela Volpato e João Vitor Hartmann
- Ano da elaboração: 2022
- Localização: Caxias do Sul, RS – Brasil
- Área construída: 467,74m²
- Fotografia: Marcelo Donadussi
Localizada em Caxias do Sul, na serra gaúcha, no condomínio Montalcino, a casa PH2 e seus 467,74m² se ergue em um lote de 594,56m². O lote tem uma pequena inclinação no alinhamento com a calçada e um declive para os fundos do terreno. Estes dois já orientaram um condicionante para o projeto além do regramento interno do condomínio.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
O desnível entre alinhamento e o fundo do terreno é cerca de 3,5 metros. É nos fundos do terreno a orientação solar norte, muito importante em uma cidade com poucos dias de sol, variação extrema de umidade, muitos dias encobertos por nuvens e dias de chuva bem significativos.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
O zoneamento da casa se organiza em dois pavimentos, social e íntimo. Social no nível do pátio interno e íntimo ao nível da rua. A casa surge tímida no terreno, como se ali estivesse desde sempre, ela pouco desconfigura o nível natural do lote. As pessoas têm acessos em ambos níveis. Automóveis descem para chegar a garagem. No primeiro pavimento a nível do pátio interno ficam os estares sociais, cozinhas, lavanderia, varanda e piscina. No segundo pavimento os dormitórios, escritório e terraço. A edificação foi totalmente orientada para o norte, as peças principais têm abertura para o pátio e para o sol. Lazer social, dormitórios e varanda contemplam o jardim e a piscina.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
A necessidade de privacidade foi um ponto de partida do projeto. Sobriedade nas aberturas e um jogo de planos e volumes que protegem o morador e cria uma atmosfera reservada. A casa é um bloco monolítico esculpido e encoberto por revestimentos leves. Trata-se de um volume retangular sobre outro prisma geométrico puro. Dos volumes foram extraídos parcelas que criam espaços de uso. Terraços contidos, balcões, sacadas abertas, jardins, varanda e garagem. Essas extrações criam espaços para ventilação, recreação, contemplação e abrigo de automóveis. O volume superior, todo revestido em alumínio preto, acomoda a cobertura para varanda e garagem. O aspecto monolítico da casa com subtrações e grandes panos cegos criam fachadas silenciosas e paralelas ao solo formando telas. Telas em preto e branco.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Revestido em lâminas verticais de alumínio por vezes perfurado e por vezes chapado que servem para proteger os panos verticais de alvenaria e como um muxarabi para o terraço jardim superior. Essa tela vazada cria um véu de privacidade para os moradores assim como filtra a luz e protege do vento. Também oculta a visão de aberturas de banheiros. O revestimento evoca a vocação industrial da cidade, um polo metal mecânico.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
As aberturas ficam posicionadas em locais onde proporciona luz e não revela o interior da residência. Tais aberturas em PVC são mais generosas quando se relacionam com o jardim e piscina.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Ficha Técnica:
- Engenharia: Mauricio Caberlon Engenharia
- Execução de Obra: Treviso Arquitetura e Construção
- Paisagismo: TFA + Rafaela Holdefer
- Render: bw5
- Maquetes: FS Arquitetura e Maquetes
Texto disponibilizado pela Tagir Fattori Arquitetura
Gostou? Comente sobre!