• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: Berrio Arquitetura
  • Responsável pelo Projeto: Marcela Berrio 
  • Ano da elaboração: 2021
  • Localização: Rio de Janeiro, RJ – Brasil
  • Área construída: 70,00m²
  • Execução: S&M Construções
  • Fotografo: Alex Takaki

Projeto de reforma de casa de 1920, localizada no Humaitá, Rio de Janeiro. Na primeira visita, já pode-se perceber o potencial que aquela casa com mais de 100 anos e pelo menos 60 sem reforma tinha. Mesmo estando detonada, os detalhes originais da casa eram apaixonantes. Janelas grandes e azuis, maçanetas trabalhadas, azulejos portugueses, e foi justamente esses detalhes que deram o “start” para o partido arquitetônico do projeto.

A sala original era grande, simples e com pé direito baixo. A grande transformação foi a demolição da laje, dessa forma uma casa que tinha  aspecto de apartamento passou a ter de casa, alterando o pé direito de 2,50 metros para 4,50 metros, com treliças aparentes e acabamento de madeira. Para isso ser possível, tivemos que demolir uma laje antiga com espessura de 30 cm, reestruturar o telhado, com colocação de novas vigas de madeira e viga metálica para sustentação da laje que permaneceu e reposicionamento de caixa d’água, isso tudo fez com que a casa ganhasse outros ares e aumentasse o conforto.

Também foi feito um quarto reversível na sala com utilização de painéis de marcenaria. Quando os painéis estão abertos temos uma sala ampla e integrada com 2 sofás, quando fechamos os painéis, transformamos a sala menor em quarto, onde o sofá desenhado em marcenaria pela arquiteta vira uma cama king size.

Além disso foi construído do zero um banheiro social, com acabamentos lindos e modernos que não fogem ao estilo da casa. Foram utilizados metais pretos e o ponto forte do banheiro é o piso com ladrilhos verde esmeralda instalado no estilo espinha de peixe.

O quarto da suíte foi utilizado cimento queimado no teto e desenhou-se uma marcenaria nova e contemporânea, o banheiro optou-se por um estilo elegante e retrô que combina com a proposta original da casa.

Para a cozinha, o partido inicial foram os azulejos portugueses originais da casa. Devido ao seu estado não foi possível utilizar, porém foram recriadas replicas idênticas para manter a essência da casa, também alterou-se os acessos para melhorar a circulação do ambiente e foi desenhada uma marcenaria toda em estilo colonial para a cozinha.

Na área externa foi trocado e piso, aumentamos os detalhes azuis das janelas e foi colocado azulejos portugueses no beiral da casa.

Todos os detalhes originais como portas, maçanetas, janelas foram restaurados.

Texto disponibilizado pela Berrio Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter