• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: Mayresse Arquitetura
  • Responsáveis pelo projeto: Cadu Mayresse
  • Ano da elaboração: 2021
  • Localização: Gramado, RS – Brasil
  • Área construída: 650 m²
  • Fotografia: Cristiano Carniel

A arquitetura contemporânea da Casa Aspen conecta-se com a singularidade da Serra Gaúcha, no Condomínio Aspen Mountain em Gramado/ RS. O projeto arquitetônico e de interiores desta residência, compõe a sua contemporaneidade ao cenário próprio, exótico e natural da Serra Gaúcha.

Cada região possui peculiaridades, costumes e culturas que determinam o seu lifestyle. Na Serra Gaúcha, a natureza, a vista para o verde, a convivência com as araucárias, os pinhões que caem no pátio, o frio intenso do inverno, o calor com a brisa do verão e a reunião de amigos e familiares em períodos especiais, ditam muito das características que uma casa pode ter.

Tendo a privacidade como um dos maiores desejos dos clientes, a fachada da Casa Aspen foi planejada com um grande volume horizontal fechado. A residência em si, tem sua funcionalidade aberta para os fundos, com vista e conexão para uma grande área de preservação ambiental do condomínio.

Amplitude e integração de espaços também são aspectos importantes da arquitetura contemporânea e o gourmet da Casa Aspen tem esta premissa: foi pensado para receber amigos e familiares no maior estilo serrano, com muito espaço e conexão com a natureza. O uso da pedra natural e da madeira, trazem aconchego e a ambiência que uma casa de serra precisa. O carvalho natural está presente no rebaixo do forro, nos móveis fixos, nos degraus da escada, nos revestimentos de paredes e no mobiliário solto.

Grandes janelões piso teto, garantem economia energética na Casa Aspen, com o living sendo iluminado naturalmente durante o dia e presenteado pela luz dourada do pôr do sol ao cair da tarde. A adega integrada ao gourmet, jantar e muito próxima ao deck externo, proporciona maior aproveitamento do ambiente em momentos de relaxamento.

A materialidade do projeto arquitetônico, composta por vidro, concreto aparente, pedra, madeira natural e aço, comunica a personalidade do escritório que assina o projeto arquitetônico. Elementos que se repetem no exterior e no interior da residência.

Todos estes aspectos interferem na funcionalidade e na materialidade de uma casa. E por falar em funcionalidade, o deck dos fundos da Casa Aspen foi composto por uma lareira de chão e mobiliário externo posicionado para aproveitamento do pôr do sol. A decoração, vem da natureza: araucárias que seguirão seu crescimento ao travessarem o deck de madeira em direção ao céu. As Bougainville’s florescerão na primavera e hortênsias azuis rodearão o terreno no verão. A Casa Aspen possui características naturais compostas pela sua materialidade e pela vegetação que a cerca!

Ainda que seja uma casa de final de semana, a Casa Aspen foi pensada para uso o ano todo: a piscina de transbordo possui água aquecida, para ser usada em dias frescos e ventosos, tradicionais no clima de Gramado. Piso aquecido e ar-condicionado dutado mantém a temperatura agradável para uso durante o alto inverno, bem como equipamentos de alto desempenho.

Texto disponibilizado pela Mayresse Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter