- Tipologia de Projeto: Residencial
- Autor do projeto: Bolo Arquitetos
- Responsáveis pelo Projeto: Adriano Gaspari, Gustavo Dante, Hector Briqueze e Nicole Avelino
- Ano da elaboração: 2022
- Localização: Caraguatatuba, SP – Brasil
- Área construída: 180,00m²
- Fotografo: Alberto Ricci
A concepção do projeto se inicia através da análise do local onde está inserido. O terreno de 100m² localizado na Praia do Capricórnio em Caraguatatuba faz parte de um loteamento de meados de 1970 e a principal intenção dos clientes era criar uma casa de veraneio num terreno que já era da família há décadas.
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
A missão foi solucionar características pré-existentes a fim de fazer uma casa para finais de semana que fosse um ponto de encontro para toda a família com conforto e prática manutenção. Pensando nisso, toda casa foi idealizada em concreto armado com sua estrutura pensada para interferir minimamente na disposição dos espaços. Optou-se por deixar boa parte da estrutura aparente, deixando o sistema de viga invertido apenas no pavimento superior para não interferir na amplitude visual que buscou-se para o projeto.
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
A intenção foi trazer a beleza da própria estrutura sem a necessidade de muitos acabamentos. As escolhas partem sempre da verdade dos materiais, conceito esse que preservou e valorizou em todas as nossas criações. Para esse projeto foi optado pela utilização do concreto nas paredes do perímetro e fachada com o sistema de cortinas feitas in loco, além do tijolo bruto que aparece tanto nos cobogós, como na escada caracol que dá acesso ao pavimento superior. Esses dois elementos principais, aliados às divisórias internas de alvenaria comum, às aberturas estratégicas em vidro e às caixilharias em madeira, dão vida à casa que, com toques brutalistas e modernistas, representam o que é amado na arquitetura.
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
O partido deu-se a partir da análise de condicionantes do terreno aliado às necessidades dos clientes que nos solicitaram um projeto com ampla área de lazer e muita iluminação e ventilação natural, além de quatro suítes confortáveis. O desafio, porém, eram as construções vizinhas e o terreno com espaço limitado.
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Nossa solução então foi inverter a lógica comum, alocando a área íntima no térreo e a comum no primeiro pavimento. Por se tratar de uma casa para fins de semana, essa inversão do padrão de configuração espacial funcionou bem.
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Foi criado um espaço agradável, arejado e iluminado no pavimento superior, onde foi explorado a vista para o mar, montanhas e copa das árvores, estimulando a conexão com a natureza. Aqui encontram-se sala e cozinha amplas e integráveis, além de um banheiro com ducha de apoio e um espaço de área livre descoberto com constante incidência solar.
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
O térreo também ganhou um espaço confortável, espaçoso e com muita iluminação e ventilação natural, no entanto com soluções distintas. Aqui criamos aberturas e caminhos estratégicos para que o espaço primariamente fechado em 3 de suas divisas se tornasse agradável, confortável e amplo. Encontram-se aqui as quatro suítes (sendo duas delas com banheiro compartilhado) voltadas para um pátio central ajardinado que traz natureza para dentro da construção, além da circulação principal ampla da porta de entrada até a escada de acesso para o pavimento superior e uma área técnica próxima à porta de entrada com cobogós que permitem privacidade e entrada de luz e ventilação.
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Foto: Alberto Ricci
Texto disponibilizado pela Bolo Arquitetos
Gostou? Comente sobre!