Caramelía

  • Tipologia de Projeto: Comercial
  • Autor do projeto: BST Arquitetura
  • Ano da elaboração: 2022
  • Localização: Balneário Camburiú, SC – Brasil
  • Área construída: 216,00m²
  • Fotografo: Fabio Jr. Severo

Um ambiente calmo, minimalista e despretensioso em meio aos excessos de Balneário Camboriú. O Caramelía é um ateliê de pães e doces localizado em uma rua tranquila da cidade, próximo ao centro.

Com programa simplificado, o projeto se configura à partir de três áreas: empório, café e produção. A própria estrutura do edifício delimitou o layout, à direita da linha de pilares que divide o espaço foi projetado o empório junto ao acesso, e a mais ampla e reservada área foi ocupada para o café. Já na parte posterior foi locado todo setor de produção e serviços, que fica oculto por painéis e divisórias.

Tomou-se partido da laje nervurada, um elemento estrutural da arquitetura do edifício, que traz textura e certa informalidade para o espaço. A amplitude do pé direito proporciona maior conforto em regiões quentes, como o litoral.

A fachada desperta curiosidade para quem caminha no passeio, ao mesmo tempo que o painel vazado traz privacidade aos usuários, ele filtra o sol, que em determinados horários inunda o ambiente. Este painel com aberturas circulares cria um efeito muito afetivo de luz e sombra, permitindo diferentes sensações. Uma “caixa” foi criada no centro desta estrutura, dando lugar a um grande banco, onde os clientes também podem interagir com o meio externo.

A geometria é essencialmente presente no projeto, a ortogonalidade do espaço é quebrada com a suavidade das cores, com as formas arredondadas, com os elementos orgânicos e naturais como o rami e a argila presentes nas luminárias artesanais de Trancoso e na escultura da artista Marina Mariotto.

Os mobiliários foram cuidadosamente selecionados para compor com o todo, buscando uma unidade de desenho e acabamentos. O ambiente traz uma paleta monocromática, sendo as cores branca e bege predominantes, desdobrando-se em elementos e materiais distintos. Esses tons fazem com que o espaço tenha uma atmosfera muito leve e tranquila.

 A jabuticabeira com seus 3,5m de altura, não passa despercebida, a ideia é poder trazer um pouco da natureza para dentro, proporcionar aos usuários um momento de “pausa” em meio ao “caos”. A monocromia de cores, a iluminação difusa e as diferentes texturas proporcionam uma experiência muito agradável, de calma e introspecção, que se conecta diretamente com as ideias da marca, como preparo artesanal e slow food. 

Texto disponibilizado pela BST Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Tags: , , , , , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter