Se pudéssemos falar de um material de construção interessante, ele seria o bambu. Sua forma tubular, feixes vasculares, velocidade de crescimento e facilidade de manipulação são características que o tornam interessante para a construção. Hoje, ele ganha ainda mais interesse do mercado por ser uma fonte renovável e possuir baixo impacto ambiental em comparação com outros materiais. Além disso, ele é extremamente versátil e pode ser utilizado de diversas formas numa obra. Confira mais sobre o bambu.
Sistema Estrutural
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
O bambu é conhecido por sua resistência e flexibilidade. O material se torna extremamente versátil e pode ser utilizado como elemento estrutural em telhados, vigas, pilares, treliças e outros elementos arquitetônicos. Com distintos sistemas de encaixe possíveis ou a partir das curvas que podem ser criadas, o material traz infinitas variáveis para criar um projeto único a partir da estrutura.
Revestimentos: Painéis e divisórias
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
O bambu pode ser utilizado para criar painéis e divisórias internas ou externas em edifícios. Em sua forma natural, cortado em tábuas, laminado ou trançado, o material possibilita diferentes padrões e texturas que podem proporcionar privacidade em espaços abertos e proteger o espaço da incidência direta de radiação solar, funcionando como brise-soleil.
Decoração
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Numa escala reduzida, o bambu pode ser utilizado para criar mobiliários – como bancos e luminárias – e objetos decorativos.
Sua forma natural
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Sem grandes intervenções, o bambu também pode ser mantido em sua forma natural, plantado na terra, para configurar ambientes. Sua altura pode gerar espaços mais privados e sua flexibilidade permite diferentes cenografias no espaço.
Gostou? Comente sobre!