- Tipologia de Projeto: Urbanismo
- Autor do projeto: Rother Arquitetura
- Responsável pelo Projeto: Jhonny Rother, Danilo Frederico e Rebeca Ourives
- Ano da elaboração: 2018
- Localização: Cuiabá, MT – Brasil
- Área construída: 3,25 milhões de m²
Localizado na cidade de Cuiabá-MT, o Bairro Vinhedos é um masterplan urbanístico, com ocupação inicial em andamento e que está, assim como toda cidade, em constante evolução, em constante resposta aos novos desafios que se apresentam em qualquer expansão de grandes cidades brasileiras.
Imagem: Rother Arquitetura
Imagem: Rother Arquitetura
O contexto físico-territorial, social, ambiental e econômico da região e do Estado nortearam grande parte do partido urbanístico adotado. Neste sentido, o projeto busca catalisar os potenciais identificados na área para impulsionar seu desenvolvimento, aliando o uso estratégico de infraestrutura, governança, serviços e informações para consolidar respostas para os desafios da comunidade que está sendo inserida.
Imagem: Rother Arquitetura
Imagem: Rother Arquitetura
Por estar localizado no entroncamento de dois eixos estruturantes da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, estratégias de mobilidade urbana, uso e ocupação do solo e preservação do meio ambiente ditaram grande parte das intenções que se materializaram no programa de ocupação.
Imagem: Rother Arquitetura
O projeto conta com aproximadamente 1 milhão de m² de áreas verdes, distribuídos entre áreas de preservação permanente, praças, parques e áreas comuns. Cerca de 100 mil m² de áreas para equipamentos públicos e comunitários. Nas áreas privativas, está planejado a instalação de 10 empreendimentos residenciais horizontais, aproximadamente 15 torres residenciais e de uso misto, com fachada ativa, lotes em dimensões variadas para implantação de comércios e serviços locais, bem como grandes equipamentos de interesse coletivo (escolas, hospitais, centros comerciais). Além disso, infraestruturas que reforçam os conceitos sustentáveis de mobilidade urbana foram empregados de modo a garantir a instalação de múltiplos modais de locomoção, sendo por exemplo, uma malha cicloviária, bicicletários, acessibilidade universal, pontos de ônibus, terminal de integração, entre outros.
Imagem: Rother Arquitetura
Itens como eletroposto, jardins, capela, wifi nas áreas públicas, sistema de coleta de lixo seletiva e subterrânea, sistema de câmeras de segurança, parques e praças integram as estratégias que reforçam o compromisso e respeito com o desenvolvimento da região onde o bairro está sendo implantado.
Imagem: Rother Arquitetura
Imagem: Rother Arquitetura
Com 3,25 milhões de m² de área e um potencial econômico, social e ambiental de inestimável valor, o bairro tem como principal objetivo o desenvolvimento urbano estratégico que integra políticas públicas de nível local a nacional, valorização dos potenciais ambientais, compromisso social, novas tecnologias e técnicas construtivas para a construção de uma cidade mais integrada, moderna, inovadora e sustentável, que atenda aos novos hábitos e demandas por habitar, recrear, circular e trabalhar.
Texto disponibilizado pela Rother Arquitetura
Gostou? Comente sobre!