As habitações nos tempos Bíblicos

O processo de evolução da humanidade tem como progresso a habitação. Deste modo, nos tempos bíblicos, o ser humano já havia deixado de utilizar a caverna e estava migrando das tendas para início das construções em pedras. Confira como eram essas moradias.

Essas tendas, muito utilizadas pelos habitantes do deserto se fazia com um pedaço comprido de couro de cabra, com cerca de 1,50m ou 1,80m de largura. O couro era colocado sobre várias estacas, a fim de prover uma cobertura alongada, como um toldo.

As tiras de apoio eram feitas num tear preso no chão e retalhos eram acrescentados pelo mesmo método, como grandes remendos cerzidos. Já as cortinas verticais se faziam com coberturas usadas do teto ou de outros materiais coloridos e elas serviam de “frente” e “fundo” para a tenda e da mesma forma, para as divisões internas.

Modelos similar das Tendas
Imagem: biblioteca do pregador

Nessas tendas, existia uma área com um “fundo” e duas cortinas divisórias formava uma varanda aberta, onde recebiam as visitas.

Para ampliar o tamanho da tenda era simples de se fazer, pois bastava tecer um pedaço extra para a cobertura original e arranjar mais uma cortina. O toldo não era impermeável até que as primeiras chuvas fizessem o tecido encolher e os tapetes eram colocados no chão e os pertences da família.

Para armazenar alimentos, utensílios de cozinha, recipientes para água, entre outros, fixavam junto às estacas da tenda.

Essas habitações dos tempos bíblicos também foram evoluindo com o passar dos tempos. Portanto, a partir de um certo período, as habitações das pessoas já não eram mais em tendas, mas em casas de tijolos.

Modelos similar as Casas de tijolos
Imagem: biblioteca do pregador

Quando os israelitas seminômades guiados por Josué conquistaram as cidades e povoados cananitas, a arquitetura doméstica havia então progredido muito em relação aos abrigos usados quando os habitantes das cavernas passaram a viver ao ar livre. As casas deixaram então, de ser construídas com tijolos de barro, na forma de colmeia, onde o piso ficava em nível mais baixo do que o chão do lado de fora, e passaram para o tipo de aposento retangular típico até nossos dias.

As casas foram inicialmente feitas com tijolos de barro seco ao sol, mas a tecnologia avançou até ser possível queimar os tijolos em um forno e , mais tarde, casas fabricadas de pedras brutas e alvenaria passaram a ser construídas.

Casa de tijolos
Imagem: biblioteca do pregador

Posteriormente o reino unido sob Salomão é que pedra trabalhadas foram usadas na construção doméstica na história dos hebreus. Isso pôde ser feito porque, da disponibilidade de ferramentas de ferro para dar acabamento à pedra, mas na maioria do país na região de pedra calcária, a pedra era branca, sendo assim materiais usados nas habitações dos tempos bíblicos.

Em geral, as moradias eram quadradas com um teto plano e uma escada externa, sendo usado geralmente blocos de calcário branco por conta do clima. Uma outra característica da época era das casas terem apenas um cômodo, sendo geralmente com pouco mobiliário.

Em sua maioria, mediam cerca de 3,5 metros quadrados, com duas ou três janelas e um assoalho de terra batida. Interessante nesse tipo de arquitetura é que por terem o teto plano, as reuniões de família eram por ali ou no quintal, onde também era utilizado para dormir nos meses mais quentes.

Leia mais sobre: BibliotecaDoPregador

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter