Muito antes de conhecermos o nome Engenharia, por milhares e milhares de anos, a humanidade projetou estruturas gigantescas, como as pirâmides do Egito e a Grande Muralha da China.
Mais recentemente, engenheiros visionários empreenderam construções gigantes e complexas de transporte, proteção, energia e comunicação que ampliaram e modificaram a forma de projetar e construir.
Confira as 7 maravilhas da engenharia que mudaram a história do mundo, estruturas incríveis de design e construção que transformaram a maneira como as pessoas viajam, se comunicam e vivem.
1. Primeiro cabo submarino transatlântico
Em 1854, o comerciante americano Cyrus West Field conseguiu um alvará para instalar um cabo telegráfico no fundo do Oceano Atlântico.
Foram quatro tentativas fracassadas, mas a persistência do comerciante e a ajuda dos navios da marinha americana e britânica permitiram a instalação de um cabo de quase 3.200 quilômetros ligando a Irlanda e os Estados Unidos.
Os navios partiram do meio do Atlântico e atingiram portos em lados opostos sem nenhuma ocorrência de rompimento, e uma mensagem inaugural de 98 palavras da Rainha Vitória ao presidente James Buchanan levou 16 horas para ser transmitida.
Não é rápido, mas é mais rápido do que os trânsitos transatlânticos de 10 dias dos navios a vapor que eram utilizados até então para as comunicações.
O link de comunicação, porém, parou de funcionar depois de apenas algumas semanas. Field persistiu novamente, e contratou o navio britânico Great Eastern, o maior navio da época, para instalar um cabo telegráfico permanente em 1866 que acelerou enormemente a comunicação transatlântica.
2. Canal do Panamá
A ideia de criar uma passagem de água através do istmo do Panamá para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico remonta pelo menos aos anos 1500, quando o rei Carlos I da Espanha chamou seu governador regional para fazer o levantamento de uma rota ao longo do rio Chagres.
A realização de tal rota através do terreno montanhoso da selva foi considerada impossível na época, embora a ideia permanecesse tentadora como um atalho potencial da Europa para o leste da Ásia.
O Canal do Panamá de 84 quilômetros transformou as rotas de comércio global quando foi inaugurado em 1914.
Após uma tentativa fracassada dos franceses na década de 1880, os Estados Unidos reiniciaram a construção em 1904.
O engenheiro-chefe John Stevens alterou o desenho do projeto, que passou de um canal ao nível do mar para um que requer uma série de eclusas e o represamento do rio Chagres para criar o maior lago artificial do mundo na época.
Trabalhadores lutaram contra deslizamentos de terra e doenças tropicais, como malária e febre amarela, enquanto cavavam o canal através de selvas e terreno montanhoso, deslocando terra e entulho suficientes, de acordo com o Museu do Canal do Panamá, para enterrar a ilha de Manhattan de Nova Iorque a uma profundidade de 3,6 metros.
3. Represa Hoover
Cerca de 4,3 milhões de metros cúbicos de concreto foram usados para construir essa barragem histórica, sua usina e recursos auxiliares.
A barragem de gravidade máxima na fronteira Arizona-Nevada controla o fluxo do rio Colorado, e armazena água suficiente para irrigar 2 milhões de acres e abastece mais de 1 milhão de residências com eletricidade.
A Represa Hoover impulsionou o desenvolvimento de cidades como Las Vegas e Phoenix e criou o Lago Mead, o maior reservatório dos Estados Unidos em termos de capacidade hídrica.
Um dos fatos mais interessantes é que ela foi construída por um verdadeiro exército de mais de 21.000 trabalhadores, e era a maior estrutura de concreto do mundo e a mais alta barragem na época em que foi inaugurada em 1935.
O projeto exigia o desvio do Rio Colorado através de quatro túneis escavados e, apesar da imensidão da estrutura e de todas as dificuldades, a obra terminou dois anos antes do previsto.
4. Ponte Golden Gate
A ponte suspensa que conecta a Baía de São Francisco e o Oceano Pacífico foi a mais longa do mundo por 27 anos após sua inauguração em 1937.
A Golden Gate Bridge tem 2,7 quilômetros e se eleva acima do estreito de quase 120 metros de profundidade.
A estrutura toda tem cabo suficiente para circundar o globo três vezes, e pode se mover mais de 60 centímetros lateralmente para resistir aos fortes ventos do estreito.
Talvez o mais emblemático da construção dessa ponte foi o fato de o engenheiro chefe Joseph Strauss priorizar a segurança das pessoas no projeto, e apenas 11 trabalhadores morreram durante a construção (contrastando com os 28 trabalhadores que morreram enquanto construíam a ponte São Francisco-Oakland Bay, nas proximidades, inaugurada seis meses antes).
A Golden Gate teve uma rede de segurança inovadora suspensa sob o convés da ponte, instalada durante a construção, e salvou a vida de pelo menos 19 trabalhadores durante o tempo de trabalho.
5. Eurotúnel
Inaugurado em 1994 após seis anos de construção, o Túnel do Canal conectou a Grã-Bretanha ao continente europeu pela primeira vez.
O túnel ferroviário tem 50,45 quilômetros de extensão e está sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover, ligando Folkestone, no sul da Inglaterra, a Coquelles, no norte da França.
No seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade e tem um trecho submerso de 37,9 quilômetros, a parte submarina mais longa do que a de qualquer outro túnel do mundo.
A passagem submarina leva os trens de passageiros Eurostar, de alta velocidade, o veículo de transporte de cargas Eurotunnel Shuttle, o maior do mundo, e trens de transporte ferroviário internacional.
Conhecido como “Chunnel”, ele inclui três tubos de concreto que foram construídos por 11 máquinas perfuradoras de túneis de 1.100 toneladas. Cerca de 13 mil pessoas trabalharam na obra.
O Eurostar permite viagens de Londres a Paris em pouco mais de duas horas, e revolucionou a conexão entre os dois países.
6. Obras do Projeto Delta
Para a Sociedade Americana de Engenheiros Civis, essa é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
A Delta Works (em holandês: Deltawerken), ou Obras do projeto Delta, é uma série de projetos de construção no sudoeste da Holanda para proteger do mar uma grande área de terra ao redor do delta do Reno-Mosa-Escalda.
As Obras do Delta consistem em 13 seções, e juntas formam o maior sistema de proteção contra enchentes do mundo.
As obras ocorreram entre 1954 e 1997, e consistem em represas, comportas, eclusas, diques e barreiras para conter os danos de tempestades frequentes no local.
O objetivo das barragens, eclusas e barreiras contra tempestades era encurtar a costa holandesa, reduzindo assim o número de diques que precisaram ser erguidos.
Com partes do país abaixo do nível do mar, a Holanda construiu esse sistema de defesa em resposta aos danos generalizados e à perda de vidas na inundação do Mar do Norte em 1953.
Entre as 13 construções, a Oosterscheldekering (em Português: Barreira contra maré de tempestade no leste de Scheldt ), entre as ilhas Schouwen-Duiveland e Noord-Beveland, é a maior, mais cara, mais complexa e também a mais visitada por turistas.
A estrutura tem 65 pilares de concreto com 62 portas de aço, cada uma com 42 metros de largura.
A área foi inundada e uma pequena frota de navios especiais de construção levantou os pilares e os colocou em suas posições finais. Cada pilar tem entre 35 e 38 metros de altura e pesa 18.000 toneladas.
A barragem tem 9 quilômetros de extensão e foi projetada para durar mais de 200 anos.
7. Usina de Itaipu
Essa gigante obra brasileira também é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
Com o início de operação em 1984, foram 16 anos de trabalho construtivo, com cerca de 30 mil trabalhadores envolvidos no projeto e 12,5 milhões de metros cúbicos de concreto utilizados, o suficiente para a construção de mais de 200 estádios de futebol.
A Itaipu é uma usina Binacional, estando na fronteira do Brasil com Paraguai e envolveu um consórcio com várias empresas para a construção.
Hoje, ela é a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 15% da energia consumida no Brasil e abastece 90% do consumo paraguaio.
A construção da Itaipu mostrou ao mundo não só o poder da engenharia e da energia, mas também os benefícios da diplomacia entre países.
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