Arquitetura Modular

Quando pensamos em construção modular, logo lembramos as estruturas feitas de madeira ou aço, não é mesmo?

Contudo, a arquitetura modular nos apresenta projetos arrojados e mais enxutos, com o uso de tecnologias e com foco em personalização. Sendo assim, há uma variedade de formatos de construções, com um design moderno e inovador.

A arquitetura modular surge nas grandes cidades como uma alternativa de construção diferente daquela que já se conhece. Até porque, não é só de projetos de alvenaria que vive a construção civil. Confira mais sobre.

Arquitetura modular é uma técnica de construção utilizada para conceber e executar partes pré-fabricadas de um módulo.

Como o próprio nome diz, todos os módulos são construídos de forma individual para serem utilizados em ambientes como residências e edificações. Após prontos, os módulos são transportados dentro de um caminhão e assim dão forma a um imóvel que foi planejado previamente.

Embora seja bastante difundida no resto do mundo, a arquitetura modular ainda está sendo implementada aos poucos no nosso país. Aliás, a busca por estruturas modulares ou feitas em aço, madeira e concreto vêm crescendo de forma significativa.

Não por acaso, a estimativa de crescimento do mercado das construções modulares Brasil é de 6,1% ao ano, chegando a US$ 11,78 bilhões até 2028; é o que afirma o levantamento da Fortune Business Insights.

Vale dizer que a quantidade de módulos individuais que podem ser transportados depende também do tamanho do meio de transporte que for utilizado.

E como a maior parte desse traslado é feita em caminhões, por rodovias, é preciso estar atento às suas dimensões a fim de reduzir os problemas relacionados à mobilidade.

Não podemos deixar de mencionar também o impacto das novas construções no meio ambiente, ainda mais nesses tempos em que o conceito de sustentabilidade está em alta.

A arquitetura modular utiliza uma menor quantidade de recursos materiais e reduz o desperdício de água e energia, interferindo o mínimo na natureza.

Os principais diferenciais da arquitetura modular são:

Modernidade

A arquitetura modular traz mais modernidade e versatilidade às construções. Ela não possui limites de aplicação e funciona em projetos públicos, residenciais, corporativos, bem como em empreendimentos imobiliários e de curta duração.

Além disso, ela permite a personalização e atende desde clientes que solicitam obras simples, como moradias, até os mais exigentes, com projeto de casas luxuosas.

Vale salientar também que empresas de arquitetura modular oferecem ao cliente espaços contemporâneos, com um toque diferenciado das construções comuns.

 Mobilidade para construtoras

A facilidade no transporte dos módulos é uma vantagem e tanto para o projeto modular. Isso porque os módulos podem ser transportados para outros locais e serem montados e desmontados de acordo com as necessidades do cliente. Nos casos dos eventos, por exemplo, os módulos poderão ser desmontados e guardados em um local específico para serem usados em outros momentos.

 Economia

O custo-benefício dos projetos modulares é muito bom quando comparado a outros tipos mais convencionais. Os custos com perda de materiais são mínimos e isso se reflete também no preço cobrado ao consumidor final, que também receberá o seu módulo num tempo hábil.

 Segurança

A arquitetura modular também traz segurança para a equipe de montagem, uma vez que todo o processo é idealizado a partir de softwares. Ou seja, há uma medição exata que definirá o sucesso do projeto.

 Como aplicar a arquitetura modular nos projetos?

Como você já deve ter percebido, a arquitetura modelar está alinhada às transformações atuais e às soluções rápidas dentro do setor da construção civil. Sendo assim, ela pode ser aplicada em:

  • Conceitos experimentais: novos formatos, padrões diferenciados e composições conceituais fazem parte desse momento da arquitetura modular. Ou seja, a imaginação é um terreno fértil para que novos projetos possam surgir e tomar forma.
  • Obras públicas: hospitais de campanha, sanitários públicos, quiosques em orlas e parques, decks e observatórios. Todos esses projetos podem ser pensados a partir das soluções modulares.
  • Construções de curto prazo: uma das aplicações mais comuns das construções modulares são os projetos de curto prazo, que têm um dia para serem iniciados e finalizados. Queremos nos referir aos eventos, estruturas de vendas de imóveis, entre outros que são facilmente encontrados nas ruas.
  • Projetos habitacionais: a arquitetura modular para habitação demanda um tempo curto de montagem, mas de forma segura e personalizada.
  • Escolas: as escolas também podem receber projetos de arquitetura modular. A grande vantagem é a possibilidade de expandir instituições de ensino ou até mesmo levar para outros locais que não contam com uma estrutura desse módulo construtivo.

Leia mais sobre: CmCModular

Gostou? Comente sobre!

Tags: , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter