Alto Giro Ibirapuera – SP

  • Tipologia de Projeto: Comercial
  • Autor do projeto: Superlimão
  • Equipe de Arquitetura: Thiago Rodrigues, Marília Vicentini, Ana Carolina Hidalgo, Giovanna Sarnelli, Gabriela Lamanna, Letícia Reis, Diego Alves, Mafe Elaiuy, Beatriz Zanelli, Diogo Matsui, Vinicius Mizobuti, Fernando Ferrari, Marcos Vinícius de Andrade, Fábio Bestetti
  • Ano da elaboração: 2022
  • Localização: Shopping Ibirapuera, São Paulo, SP – Brasil
  • Fotografia: Israel Gollino

O Superlimão assina o conceito das novas lojas Alto Giro, marca de moda fitness e beachwear que foca em produtos versáteis, flexíveis e confortáveis para seus usuários durante práticas esportivas. Para a unidade de São Paulo, no térreo do Shopping Ibirapuera (um dos mais tradicionais da cidade), o escritório trabalhou com aspectos visuais que se destacam a partir dos corredores que dão acesso à loja. Para isso, decidiu-se pela fachada livre de fechamentos, trabalhando um conceito de loja e vitrine totalmente abertos e acessíveis.

Para se alinhar ao caráter da marca, que une tecnologia e sustentabilidade na confecção de suas coleções, o projeto da loja segue o mesmo caminho. Paredes, móveis e cortinas são feitos de plástico reciclado, assim como o forro acústico atirantado, feito em PET reciclado. Para a pintura, foi utilizada tinta mineral ecológica. No quesito tecnologia, se destaca o painel de LED, que funciona como fundo tanto para a vitrine quanto para os expositores, mantendo a loja sempre em movimento.

Esta noção de movimento foi um dos principais desafios do projeto, solucionado pela volumetria interna redonda – uma quebra no padrão convencional de outros pontos de venda, em geral quadrados ou retangulares. A arquitetura propõe o percurso, que se inicia pela experiência de conhecimento da marca, passa pelos produtos e finaliza nos provadores.

São dois os tipos de provadores na loja. Um deles é dedicado à experiência do usuário junto à prática esportiva: o cliente pode vestir e testar a roupa, escolhendo uma atividade personalizada de acordo com o esporte que deseja praticar. Com isso, o cliente ganha mais confiança na compra.

O movimento e a relação com esportes surgem também com a criação de uma leve rampa neste percurso circular. Sua presença dá diferentes níveis à loja e reforça a experiência esportiva. Os expositores, em serralheria, acompanham o layout em espiral, e foram desenhados de forma a facilitar sua montagem e adaptação a novas formas de dispor os produtos. Foi elaborado um detalhamento de encaixe entre cada módulo de serralheria, de maneira que todos os expositores foram montados dentro da loja.

Ficha Técnica:

  • Construtora: GR Engenharia
  • Serralheria: Metalúrgica Continental Sul
  • Revestimento de Plástico Reciclado: Ratorói
  • Forro Acústico: Trisoft
  • Pintura Ecológica: Solum Tinta Mineral Ecológica
  • Piso: ACE Revestimentos
  • Iluminação: LD Arti
  • Projeto de automação: BTQ Eventos

Texto disponibilizado pelo Superlimão

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