Localizado na cidade de Lajeado no bairro Alto do Parque, o projeto trata-se de um escritório de arquitetura em uma área de 85,00m². Neste projeto, o cliente é caracterizado por ter um extenso conhecimento sobre arquitetura e tudo que gira ao redor desse mundo tão fantástico, uma pessoa eternamente apaixonada pela arquitetura e todos os efeitos que ela pode produzir. O cliente desse projeto é a própria arquiteta, juntamente com a sua equipe de trabalho, pois a edificação trata-se do próprio escritório de arquitetura.

Detalhes importantes, as clientes são jovens, são arquitetas e estudantes de arquitetura, amam receber amigos e clientes. Possuem o hobby de armazenar muitas amostras de melaminas, revestimentos e texturas. Assim como são apaixonados por peças de decoração.

O projeto compreende tudo aquilo que o escritório acredita sobre arquitetura. Uma arquitetura completa, onde foi desenvolvido todo projeto arquitetônico e de interiores. Dessa forma as linguagens presentes no contexto externo da edificação se relacionam diretamente com as definições internas dos mobiliários.

“Iniciando pela composição formal, nós acreditamos muita na ‘forma e função’, assim temos dois volumes. O primeiro de pé direito mais alto, contempla o coração do escritório, ou seja, as estações de trabalho da equipe e uma ampla área de receber, momento o qual nós amamos. No segundo volume está a parte complementar do volume principal, nesse a proposta foi por um pé direito mais baixo, tornando o local mais intimista. Nesse volume concentra-se uma sala de atendimento rápido, uma sala de reuniões e um lavabo. Ao fundo temos uma ampla varanda pois o lote tem uma vista incrível para os fundos e queremos que ali ocorram muitas trocas de momentos, vivencias e experiencias entre nós da equipe e todos que adentrarem.”, explica Amanda.

No ambiente interno possui uma zona de transição do espaço externo para o interno marcado por uma grande porta em ripado amadeirado e grandes planos de vidro que possibilitam entrada de luz solar controlada pelos brises em formato de asa de avião ripado amadeirado, seguindo a nossa zona de transição quem entra na edificação é levado para um espaço de estar com pé direito mais alto, integrando o estar, a copa e estações de trabalho.

A materialidade pode-se dizer como atemporal como: a madeira o concreto e muito verde de vegetação. Uma grande porta em ripado de madeira demarca a entrada, ao lado um grande painel de vidro com brises móveis ripados modelo asa de avião que desenhamos e desenvolvemos exclusivamente para o escritório.

Por se tratar de um projeto autoral da arquiteta para ela mesma houve um grande período para conhecimento interno. Para se realizar um reflexão pessoal e profissional do que a arquiteta mais acredita, compreender a verdade da sua arquitetura, trazer a pureza da sua essência ao projeto. Compreender a linha tênue da visão da arquiteta com o sentimento da cliente. 

Texto disponibilizado pela Acanto Arquitetura + Interiores

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter