Por ser um ambiente que requer uma boa funcionalidade para seu melhor desempenho, a cozinha requer atenção para seu melhor proveito. Desta forma, a “regra” dos triângulos pode contribuir para a circulação no ambiente. Confira o que é a Regra dos triângulos.
Essa famosa regra nada mais é do que uma regra simples para o planejamento da cozinha. A ideia é criar um triângulo imaginário entre a pia, o fogão e a geladeira, fazendo com que cada um desses itens fique em uma das pontas do triângulo.
A regra faz parte de uma tendência que busca facilitar a mobilidade no espaço tornando sua cozinha mais funcional. Posicionando os móveis e eletrodomésticos nos lugares mais adequados. Ao utilizar a regra, esses três itens, que são os mais usados na cozinha, são distribuídos estrategicamente pelo espaço para otimizar a área de circulação.
Antes de decidir em que ponta do triângulo você vai colocar a geladeira, o fogão e a pia, não deixe de considerar também os pontos hidráulicos e elétricos da sua cozinha, além das janelas e portas. Geralmente, a preferência é pela pia próxima a uma área bem iluminada, perto de uma janela. Enquanto a geladeira costuma ser colocada ao lado da porta para que o acesso a ela seja fácil. Para facilitar a mobilidade da cozinha, o posicionamento dos itens de acordo com a regra do triângulo irá depender também da configuração do espaço.
Regra do triangulo na Cozinha em U
Para ter uma cozinha em formato de U, não importa o tamanho do ambiente. Você pode escolher por soluções que estejam mais abertas ou fechadas, dependendo da disposição dos elementos. Cada elemento pode ser colocado em uma parede diferente, formando um triângulo perfeito garantindo total mobilidade e resolvendo perfeitamente as necessidades dos moradores.
Regra do triangulo na Cozinha paralela
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
A pia e o fogão podem ser posicionados em uma parede, de preferência próximos a uma janela ou no lado mais iluminado da cozinha, e no lado oposto, a geladeira.
A cozinha paralela ou de corredor é aquela em que existem duas superficies alinhadas, uma de frente para outra, geralmente conectam diferentes ambientes, por isso a necessidade do corredor. Os pontos do triângulo podem então distribuídos nos dois gabinetes.
Esta configuração é também utilizada em cozinhas estreitas e alongadas, mas com área suficiente para ter um corredor entre os armários de pelo menos 120 cm, possibilitando a passagem de duas pessoas.
Regra do triangulo na Cozinha linear com ilha
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
As cozinhas com ilha podem ter duas superfícies de trabalho, uma delas linear, com pia e geladeira alinhadas em um gabinete encostado na parede, e outra superfície paralela com o fogão ou cooktop e até uma outra pia, respeitando a distância mínima de 120 cm entre elas.
Regra do triangulo na Cozinha em L
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Em um dos lados, o fogão e a geladeira podem ser colocados um ao lado do outro. E a pia, na outra lateral, geralmente mais próxima do fogão.
Essas são algumas ideias dentre as tantas possibilidades de disposição desses três itens utilizando a regra do triângulo. O mais importante sempre será garantir uma boa mobilidade entre os elementos e fazer com que o espaço seja funcional.
Já a cozinha em “L” abre espaço para a colocação de uma mesa de refeições na cozinha, seu layout se assemelha a letra “L” aproveitando duas paredes ortogonais para apoiar os armários de cozinha e deixando uma boa área livre para a mesa.
Leia mais sobre: BestMarmores
Gostou? Comente sobre!