Vila Hélio: O charme dos jardins da Toscana traduzido no paisagismo de uma Área Pública

  • Tipologia de Projeto: Paisagismo
  • Autor do projeto: Gaia Paisagismo
  • Ano da elaboração: 2017
  • Localização: Mogi das Cruzes, São Paulo – Brasil
  • Execução: Gaia Paisagismo

Foi mirando essa experiência bucólica e romântica foi criado o projeto de Paisagismo da Vila Hélio em Mogi das Cruzes. Os jardins dos vilarejos da toscana se integram à arquitetura de forma profunda, se fazendo presente desde o musgo que cresce entre as pedras irregulares das construções até as trepadeiras vigorosas que abraçam e emolduram arcos, paredes e muros, passando, é claro, pelas encantadoras jardineiras de flores cultivadas à beira das rústicas janelas de madeira ou em pequenas composições de vasos ao pé das portas.

Elementos decorativos, arbustos topeados, trepadeiras e muitas flores foram essenciais para provocar a sensação de encantamento que buscávamos e cada detalhe implementado teve como objetivo transportar quem está ou atravessa a Vila Hélio para uma atmosfera completamente diferente.

Jardim com característica Toscana
(Imagem: Gaia Paisagismo)

Vasos e jardineiras de barro em diferentes formatos e a utilização de acabamentos com pedras e materiais naturais foram capazes de construir uma imagem rústica, que é simples, mas ao mesmo tempo cheia de poesia e harmonia. Além disso, espécies mediterrâneas como oliveiras, lavandas e alecrins foram utilizadas no projeto para enriquecer a experiência e torna-la ainda mais sensorial.

Por se tratar de uma área pública e de grande circulação trabalhamos com espécies perenes e rústicas que foram estrategicamente selecionadas para que o paisagismo pudesse se transformar a cada estação. Durante todo o ano as primaveras e ixoras poderão estar floridas, já durante o outono e o inverno as azaleias e gardênias é quem despontarão em flores e na primavera e verão as petúnias, gerânios e resedás alcançarão o auge de sua florações.

Contextualização entre Arquitetura e Paisagismo
(Imagem: Gaia Paisagismo)

Desde sua inauguração em 2017 o complexo se tornou um polo gastronômico, de serviços e lazer e por sua beleza atrai fotógrafos e produtores que utilizam a área como cenário para ensaios e gravações. Este ano (2022) a área foi oficialmente listada, pela Prefeitura e Governo do Estado, como novo ponto turístico de Mogi das Cruzes e já está inclusa nos roteiros oficiais dos materiais de fomento ao turismo da região.

Polo Gastronômico da Vila
(Imagem: Gaia Paisagismo)

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter