- Tipologia de Projeto: Design / Institucional
- Autor do projeto de wayfinding: StudioMDA
- Responsáveis pelo projeto de wayfinding:
- Diretora de projeto: Luciana Mattiello
- Coordenadora de projeto: Daniella Dotto
- Design: Daniella Dotto, Jonathan Severo, Maria Clara Chedid, Thaís Andrade
- Produto de arquitetura: B-Architecten
- Área construída: 800m²
- Ano da elaboração: 2021
- Localização: Antuérpia – Bélgica
- Fotografia: Carlo Prearo
O MoMu abriga a maior coleção de moda contemporânea belga do mundo e se destaca por suas exposições imersivas. O museu passou por uma renovação completa e reabriu no início de setembro de 2021. Um dos grandes desafios neste projeto foi atuar em um espaço que teve ampliação em mais de 800m² sendo necessária atenção às alterações de fluxos que necessitavam ser demarcados ao mesmo tempo em que se destacava a renovada identidade do museu.
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
O sistema de wayfinding foi inspirado na identidade visual desenvolvida pelo designer Jelle Jespers que, de forma criativa e estética, permite ser distorcida. A partir das formas e das características da marca, criamos elementos gráficos repletos de sutis, porém expressivos detalhes: contraste entre formas preenchidas e vazadas; paleta cromática limitada, espessuras coloridas e vibrantes, tipografia robusta e impactante; linhas e pictogramas explorando diferentes angulações e organizando as informações do sistema bilíngue.
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Com premissas de ser funcional e estética, desenvolvemos estrategicamente uma comunicação sem uso de substratos e realizando interferências cuidadosas na arquitetura do museu. Exploramos mínimos detalhes gerando curiosidade para o público observar e desvendar, como alinhamentos, mudanças de cor e volumes. Cores neutras como bege e cinza predominam a paleta do projeto, enquanto o vermelho vibrante é utilizado para destacar informações. O contraste e a legibilidade se dão não somente pelas cores contrapondo-se aos materiais da arquitetura, como também, pelo volume desses elementos recortados e fixados diretamente nas paredes e revestimentos.
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
O sistema de wayfinding resultou em uma fácil circulação, enaltecendo a identidade do museu e deixando os seus visitantes mais confortáveis. Depois de muito aprendizado e esforço, foi uma imensa alegria ver a relevância que este projeto tem para as pessoas belgas e advindas de todas as partes do mundo.
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Foto: Carlo Prearo
Texto disponibilizado pela StudioMDA
Gostou? Comente sobre!