Estação Uruguai

  • Tipologia de Projeto: Mobilidade Urbana / Estação
  • Autor do projeto: JBMC Arquitetura e Urbanismo
  • Equipe De Projeto: Beatriz Pimenta Corrêa, Cecilia Pires, Cynthia Melo, Emiliano Homrich, Frederico Freitas, Gabriela Assis, João Batista Martinez Corrêa, Pedro Câmara, Sandra Morikawa, Caio D´Alfonso, Carina Oshita, Diogo Luz, Mariana Nito, Nara Borges e Raffaella Yacar
  • Ano da elaboração: 2012
  • Localização: Barra da Tijuca, RJ – Brasil
  • Área construída: 13.773,96 m²
  • Fotografia: Nelson Kon

A Estação Uruguai localizada no Bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, faz parte da extensão da Linha 1 do Metrô, ocupando o antigo estacionamento de trens e carros, conhecido como “Rabicho da Tijuca”. O espaço, com pés direitos reduzidos e vãos estruturais limitados não comportavam as necessidades de uma estação de metrô.

Para a implantação da estação foi necessário adequar a estrutura existente, que inviabilizava o embarque e desembarque de passageiros, no nível da plataforma. A malha de 138 pilares existentes na plataforma foi substituída por apenas 23 pilares metálicos (em formato de árvore) localizados no centro da plataforma. A substituição da estrutura foi feita em duas etapas: primeiro foram localizados os novos pilares, fazendo a transferência de cargas de forma a não prejudicar a estrutura existente, e posteriormente foram retirados os pilares antigos. Nas extremidades da plataforma, onde os pilares originais foram mantidos, localizam-se os elevadores e escadas de acesso ao mezanino e as salas técnicas.

Os mezaninos, divididos em dois (Sul e Norte), estão localizados nas extremidades da estação, abaixo da Rua Conde de Bonfim. Os acessos à estação, implantados na Rua Conde de Bonfim foram executados em estaca prancha metálica, método construtivo utilizado para minimizar desapropriações e reduzir custos. As salas técnicas de ventilação estão localizadas entre os dois mezaninos.

O espaço existente, por se tratar de um estacionamento que não recebia público, possuía muitas irregularidades em sua estrutura. O partido arquitetônico procurou amenizar tais irregularidades através da utilização de luminárias, forros e painéis metálicos. Sobre os painéis e estacas prancha foi desenvolvido um projeto cromático que, aliado aos painéis espelhados, traz amplitude à estação.

Ficha Técnica:

  • Estrutura: Paulo Ricardo Mendes
  • Ventilação e Ar Condicionado: Milton Coimbra
  • Projetistas: Flávio Baraboskin e Marco Pelaes
  • Colaboradores: Carlos Azevedo Arquitetura e Elcio Yokoyama Arquitetura
  • Renderização: Cassio Oba Osanai

Texto disponibilizado pela JBMC Arquitetura e Urbanismo

Gostou? Comente sobre!

Tags: , , , , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter