• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: Paralelo 30 Arquitetura
  • Equipe De Projeto: Felipe Stockler, Guilherme Dihl, Rafael Bini e Vinicius Martini
  • Ano da elaboração: 2020
  • Localização: Porto Alegre, RS – Brasil
  • Área construída: 80,00 m²
  • Fotografia: Marcelo Donadussi

O apartamento está localizado no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. O desafio foi encontrar o equilíbrio entre um design minimalista, com poucos materiais, e um ambiente confortável, diretriz trazida pelos clientes: Um jovem casal com filhos gêmeos recém-nascidos que buscam conforto e elegância para amenizar o impacto da agitação bairro onde o prédio está localizado.

Amplitude espacial, organização funcional e linhas modestas foram as estratégias adotadas, para que as diretrizes e expectativas dos clientes fossem alcançadas. Construído na década de 80, o edifício dotou o apartamento de aspectos que divergem do cotidiano de um jovem casal atual. Espaços como lobby, dormitório de hóspedes e áreas compartimentadas não faziam parte do programa existente.

A alvenaria existente sofreu alterações pontuais, fazendo com que a área social passasse a ser protagonista do projeto. Isto é conseguido através da fusão da sala e da cozinha, possível graças à relocalização do antigo WC. Materiais leves e elegantes, como madeira natural e MDF branco, proporcionam aconchego e amplitude.

Os móveis foram projetados para acompanhar a alvenaria, imitando a estrutura existente no apartamento. Resulta discreto ao observador e cria espaços de armazenamento, resultando em um ambiente limpo e organizado. A planta de madeira MDF percorre a sala e a cozinha, servindo de limite entre os espaços e criando ambientes intimistas para o casal e os gêmeos recém-nascidos.

Na área social, o piso de madeira é escolhido para tornar o projeto mais respeitoso ao meio ambiente, contrapondo-se também ao brutalismo do concreto aparente na laje superior. Parece interessante combinado com a viga metálica, adotada como medida de reforço estrutural – o apartamento era uma cobertura, o que explica a intervenção estrutural anterior. O ambiente é atrativo e convidativo, proporcionando aos usuários uma experiência social e de convivência de grande qualidade e aconchego.

O foco principal da cozinha é atender o casal com todas as necessidades que os filhos gêmeos recém-nascidos necessitam. A estratégia foi utilizar um grande banco de madeira natural, pontualmente combinado com MDF em laca branca, mantendo a harmonia com a sala. Os equipamentos domésticos são construídos na estrutura de MDF, para que superfícies abstratas e limpas não sejam afetadas pela demanda por utensílios.

A área privativa, composta pela suíte do casal e o quarto dos gêmeos, é separada da área social por uma porta pivotante oculta, mimetizando-se com o plano de madeira. O apartamento não possuía suíte dupla. A nova suíte resulta da transformação do antigo quarto, da despensa e da casa de banho de serviço.

O ganho de espaço e amplitude resulta da criação de um banheiro integrado. Acessível diretamente através do quarto, graças a uma porta integrada nos painéis de madeira das paredes, o WC é destacado do resto da divisão.

Fornecedores:

  • Marcenaria: Móveis Monte Castelo
  • Mármores: Grau Acabamentos
  • Mobiliário: Gama Concept e Elegance Design
  • Piso: Casa do Parquet
  • Iluminação: Luminare
  • Obras de Artes: Gravura Galeria
  • Eletrodomésticos: EXS

Texto disponibilizado pela Paralelo 30 Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter