- Tipologia de Projeto: Residencial
- Autor do projeto: Tagir Fattori Arquitetura
- Responsáveis pelo Projeto: Tagir Fattori e Thaís Suzin
- Equipe de Projeto: João Vitor Hartmann, Guilherme Conte, Gabriela Volpato e Dionatan Bertelli
- Ano da elaboração: 2022
- Localização: Gramado, RS – Brasil
- Área construída: 507,71m²
- Fotografia: Marcelo Donadussi
Localizada em Gramado, na Serra Gaúcha, dentro do condomínio Aspen Mountain. O local de implantação se situa em um terreno cercado de árvores, lagos e riachos. No terreno de 800m² uma residência de 500m² se mescla com o terreno e seu entorno.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
A casa RR se constitui de 3 pavimentos. São eles a garagem, social e íntimo. O primeiro pavimento fica a garagem de veículos, adega, dormitório extra e acesso secundário a residência. No segundo pavimento fica o acesso principal da casa, onde acontece a rotina diária da residência, estar televisão, lareira, jantar, cozinha e espaço gourmet e sua relação com o terrenos e terraços. No terceiro pavimento ficam localizados os dormitórios, são três suítes e dois terraços panorâmicos.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
A serra gaúcha, especialmente, Gramado se notabiliza pelo uso de materiais locais para a constituição de suas obras. A pedra de basalto e a madeira são recorrentes. Na casa RR isso foi usando externamente e internamente. A pedra basalto aparece em 60% da fachada, ela toca o solo em alguns volumes, conectando a edificação ao solo e a terra, a percepção que se tem é que os volumes de pedra basalto sempre ali estiveram, outros elementos adjacentes e superiores arrematam e finalizam a volumetria da casa. Dessa maneira, estes blocos de pedra recebem no pavimento térreo e inferior, prismas e planos de concreto armado aparente e no pavimento superior um volume retangular rebocado, texturizado e pintado. Com isso identificamos a hierarquia dos espaços internos. Os volumes inferiores de garagem e instalações que sobem e formam o pé-direito duplo do espaço do estar lareira, mais a área de cozinha e lavanderia. O concreto aparente forma a sala de TV e espaço gourmet. O reboco texturizado e com esquadrias marcadas por frisos marca os dormitórios.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Tanto na área social como na íntima, a casa proporciona contato visual e acesso direto com a área externa através de decks, terraços e sacadas. É possível sair através de decks em contato do solo, sacadas que possibilitam visuais do bucólico cenário serrano e terraços que parecem penetrar na mata nativa.
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
Foto: Marcelo Donadussi
As aberturas em PVC preto são bastante generosas em dimensão e quantidade. Elas recortam os planos verticais e emolduram o espaço externo povoado por verde e araucárias, árvore típica da serra, a sensação é de sempre estar observando um quadro ou fotografia em tempo real.
Ficha Técnica:
- Engenharia: Mauricio Caberlon Engenharia
- Gerenciamento da Obra: Rodrigo Fachini
- Hidrossanitário: Alexandre Viel
- Elétrico: Douglas Rossi
Texto disponibilizado pela Tagir Fattori Arquitetura
Gostou? Comente sobre!