Localizado no Bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, o apartamento A. Felício trata-se de uma reforma de uma planta da década de 1970. Dentre os pedidos dos clientes, veio a necessidade de um lavabo, sala e cozinha integradas e uma área para fumantes, que lembrasse um terraço, com um pouco de verde e materiais naturais, ambiente não existente no imóvel.

Desta forma, muita coisa foi modificada na estrutura do apartamento. O dormitório de serviço foi transformado em lavanderia. A Lavanderia foi transformada em “terraço/ área fumantes”. Parte do hall dos quartos foi transformado em lavabo. A alvenaria da cozinha foi demolida afim de integrar o ambiente com a sala, bem como o terceiro dormitório, que também teve as paredes demolidas para se integrar com a sala.

O principal desafio desse projeto foi contemplar o ar-condicionado na área social, uma vez que vigas cruzavam todo o perímetro do ambiente. A solução encontrada para o ar-condicionado foi passar com a tubulação por dentro do fechamento superior da marcenaria da cozinha, até a evaporadora, escondida dentro de um armário com portas de palhinha, para permitir a permeabilidade.

As principais demandas foram a de criar ambientes confortáveis para receber os amigos e familiares, com fácil acesso a um bar mas que ao mesmo tempo não o deixasse muito em evidencia. Também foi solicitada a integração total da cozinha e salas e uma área para fumantes.

O dormitório de serviço foi transformado em lavanderia afim de abrir espaço para a área de fumantes, que se conecta através de uma grande porta ripada com a cozinha e sala. Dizemos que esse seria o “terraço” do apartamento pois ele conta com uma grande janela de parede a parede. Materiais naturais, madeira, tijolinho e uma grande parede verde ajudam a criar uma atmosfera agradável.

O bar ficou num longo móvel na sala, que serve como home para a TV e aparador/bar em outro momento, ele se encontra num caixa embutida no móvel, onde somente parte das garrafas ficam aparente.

A planta original do apartamento não possibilita a ventilação cruzada, porém criamos portas vazadas com ripas para a cozinha/ sala e área de serviço serem constantemente ventiladas através da janela do “terraço”.

Anteriormente a cozinha era bem escura, sem janelas, porém com a abertura para a sala ela se tornou um ambiente agradável e iluminado naturalmente. Mesmo com a porta fechada, o ambiente se ilumina pelos vãos abertos do ripado.

Alguns itens de decoração já eram dos moradores, com destaque para o telefone antigo laranja, quadro do Banksy, trazido de viagem, poltrona Diz, do Sergio Rodrigues, capacete do Ayrton Senna, um telefona publico antigo, vermelho, radio antigo.

Na marcenaria foi utilizada folha de madeira freijó natural, que concede um ar muito aconchegante para o ambiente. A madeira foi escolhida para criar um contraponto com o piso frio de cimento queimado.

Texto disponibilizado pela Casa 33 Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter